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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MORROS, OS NOVOS PONTOS TURÍSTICOS DO RIO

Teleférico do Morro do Alemão

Dia a dia o Complexo do Alemão se vem firmando como um dos pontos de atração turística do Rio de Janeiro. São numerosos os estrangeiros e brasileiros de vários estados os visitantes que, com olhares curiosos e cliques de câmeras fotográficas, numa mistura de idiomas,  vai e vem de teleférico ao até pouco tempo conhecido local outrora dominado por marginais
De acordo com a Supervia Trens Urbanos, responsável pela administração do teleférico, 14 mil pessoas transitam diariamente pelos vagões suspensos da comunidade pacificada. Desse total, o turismo responde por 35,7% durante os dias úteis e 64,3% aos fins de semana. O quantitativo é superior ao registrado pelos vagões do Pão de Açúcar, conhecido como um dos principais pontos turísticos do estado. 
Em visita ao Morro do Alemão, o ministro do Turismo, Gastão Vieira  afirmou que o governo federal tem interesse em apoiar projetos que ajudem a estruturar a oferta turística e ampliar os ganhos para a economia local. A visita técnica ao morro começou na estação Bonsucesso. A comitiva seguiu para a estação Palmeiras, parada final do teleférico, onde Gastão Vieira conheceu uma Unidade de Polícia Pacificadora . De um extremo a outro, os vagões suspensos passam por seis estações e percorrem pouco mais de cinco quilômetros sobre 23 comunidades, num total de 400 mil habitantes. 
 MORRO SANTA MARTA – Outro local carioca que está chamando a atenção é o Morro de Santa Marta.  O turismo na comunidade atende ou supera a expectativa de 78,9% dos estrangeiros que visitam o local. A informação é da pesquisa encomendada pelo Mintur à Fundação Getúlio Vargas sobre o turismo em comunidades carentes. O questionário em português, inglês, francês e espanhol foi aplicado a 400 turistas que visitaram o morro e mostrou o perfil do visitante e fez um inventário dos atrativos da comunidade. O objetivo é que os dados apurados orientem a implantação de atividades de cunho turístico, capazes de gerar trabalho e renda em favelas pacificadas. De acordo com o levantamento, mais da metade (57,2%) dos visitantes internacionais recomendariam o programa para amigos ou familiares. A arquitetura responde por 56% das melhores impressões dos entrevistados
O estudo revelou que é possível ampliar o ganho econômico da comunidade com a visitação por meio da qualificação e do empreendedorismo. Atualmente, a maioria (81,4%) dos estrangeiros gasta até R$ 10, sendo que 61,4% tiveram um gasto máximo de R$ 5. Entre aqueles que não compraram nada, quase metade (40,6%) considerou a oferta de produtos pequena e 11,6% reclamaram da falta de higiene.
INVENTÁRIO - O estudo identificou também os principais atrativos turísticos consolidados e potenciais. A Laje Michael Jackson, onde o cantor americano gravou o clipe da música “They don't care about us”,  foi apontada como um dos principais pontos de visitação. O espaço atualmente ocupado pela organização não governamental Atitude Social ostenta um mosaico com a imagem de Michel Jackson feita por Romero Britto e uma estátua de bronze do ídolo pop americano, falecido em 2009.
O VIDIGAL – Como os Morros do Alemão e de Santa Marta estão sendo descobertos com mais opções de turismo na conhecida e procurada Cidade Maravilhosa, o Morro do Vidigal também está despertando o interesse de turistas brasileiros e de outros países. De lá também se tem uma vista espetacular da Baia da Guanabara, além de agregar valores locais que despertam atenção.Os fatores favoráveis estão levando a que o governo do Rio de Janeiro e o Ministério do Turismo também investam pesado para incluir o Vidigal no já rico circuito turístico da outrora capital do Brasil. 

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