Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

FESTIVAIS: HOMENAGENS A VILLA-LOBOS E MOACIR SANTOS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social apoia neste mês de agosto festivais em homenagem a dois mestres da música brasileira, erudita e popular. O primeiro deles começou no dia 1º, e segue até o próximo dia 21, com atividades no Rio de Janeiro, em Volta Redonda e Fortaleza. Trata-se do Rio International Cello Encounter, criado em 1994 pelo violoncelista inglês radicado no Brasil David Chew em homenagem ao maestro carioca Heitor Villa-Lobos (FOTO). 
Chegando a sua 19ª edição, o evento promoverá mais de 40 concertos nas cidades do Rio de Janeiro e de Volta Redonda, com músicos de todas as partes do mundo. No último dia, o Cello Encounter vem para Fortaleza, onde acontece o Cello Dance, importante vertente do festival criada em 2007 e que une espetáculo de dança e concerto musical. Além das apresentações, o festival oferece workshops e master classes gratuitos. Este ano, será realizado pela primeira vez o Concurso de Violoncelos do Rio International Cello Encounter, nas categorias Piano, Orquestra e Regência. 
Moacir Santos
O Recife recebeu nos passados dias 2 e 3 o Festival Moacir Santos, cuja primeira edição aconteceu no Teatro Santa Isabel, sob curadoria do Trio 3-63, formado por Andrea Ernest Dias (flautista), Marcos Suzano (percussionista) e Paulo Braga (pianista). 
Celebrando a obra do cantor, compositor e arranjador do Alto Sertão Pernambucano, radicado nos Estados Unidos e falecido em 2006, foram  realizados shows com músicos brasileiros e norte-americanos e mesas-redondas com estudiosos para interpretar e discutir o seu legado. 
Para dar oportunidade a jovens que estão iniciando carreira, o Festival Moacir Santos promoveu pequenos concertos com 20 jovens da escola pública de música Israel Gomes, do município de Carnaíba (PE). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário