Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MINAS TURISMO GERAIS 12122013

LUZES DO NATAL NA CAPITAL MINEIRA- Lojas cheias, movimento intenso na cidade, árvores de natal, guirlandas e pisca-piscas. Todos esses elementos são indícios de que o fim de mais um ano se aproxima. E fim de ano também é sinônimo de aniversário de Belo Horizonte! Para deixar a cidade com a cara de Natal, entrar no clima da festa do Papai Noel e iniciar as comemorações de 116 anos de BH, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Belotur e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), preparou uma iluminação especial que vai deixar vários pontos da cidade mais charmosos. A partir da segunda-feira,9, quem passar pelas ruas da capital poderá apreciar as luzes coloridas nos seguintes pontos: Afonso Pena, da Praça Tiradentes até a Praça Sete; Avenida Brasil, da Afonso Pena até a Praça da Liberdade; Avenida Cristóvão Colombo, da Praça da Liberdade até a Avenida do Contorno; além de trechos da Avenida Getúlio Vargas, na Savassi, e do prédio da Prefeitura, no centro da cidade.De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, a iluminação é um atrativo turístico a mais na cidade. 
 Este ano, a decoração natalina será nas cores verde, azul e branco e contará com cerca de 865 mil microlampadas, 2,5 mil lâmpadas estrobo, 600 globos e ainda com estrelas luminosas. Mais de 150 mil metros de cabeamento serão utilizados para dar brilho, cor e criar desenhos nas árvores das principais avenidas da capital. A iluminação enfeitará a cidade até o dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.
ICMS TURÍSTICO - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, divulgou o número de municípios habilitados que receberam o ICMS Turístico em 2013 chegou a 155, representando um aumento de 72% no número de municípios habilitados desde a primeira habilitação ocorrida em 2010.Pioneira no Brasil, a inclusão do critério Turismo no ICMS - resultado de esforço coletivo entre as Associações de Circuitos Turísticos e a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) - faz parte de uma estratégia maior que visa a descentralização de recursos e tem por objetivo estimular a implementação de uma gestão municipal voltada para o turismo, além de incentivar o aumento dos investimentos no turismo local, promover melhorias nos serviços, aumentar o potencial turístico, oferecer mais atrações e, assim, fortalecer o turismo no interior de Minas Gerais e oferecer produtos turísticos que estimulem os viajantes a permanecer por mais tempo nos destinos. Assim, o recurso oriundo do ICMS Turístico poderá ser investido em ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico dos municípios. 
Reveillon no PIC- Os clubes, pousadas , hotéis já se movimentam para o réveillon, entre eles está o Este ano, o Clube decidiu inovar nos detalhes. A festa será realizada no PIC Pampulha utilizando a área esportiva onde se situam as quadras de peteca, a quadra poliesportiva, o Espaço Tulipas e a varanda, que oferecem privilegiada vista dos fogos da Lagoa da Pampulha. O toque de classe no projeto de ambientação e decoração ficará a cargo de Amadeu Scarpelli e o consagrado sistema all inclusive será adotado, com impecável serviço de atendimento.As atrações da noite serão o grupo All You Need Is Love, o melhor espetáculo Beatles de todos os tempos, além do Projeto Samba Digital, onde o DJ Eduardo AUM executa variado repertório de músicas nacionais e internacionais acompanhado por uma escola de samba. 
Observatório do Turismo -A Secretaria de Estado de Turismo (SETUR - MG), por meio de da Diretoria de Pesquisa, Informação e Estatística (DPIE), acaba de lançar o site Observatório do Turismo. Sua principal finalidade é monitorar o desenvolvimento do turismo no estado através do levantamento de pesquisas e elaboração de indicadores. Nele, estão divulgados os números e pesquisas do turismo no estado, tais como fluxo e receita, número de turistas estrangeiros que visitam Minas Gerais, movimentação dos aeroportos, ocupação da rede hoteleira, dentre outros. No Observatório do Turismo, as informações podem ser visualizadas de forma prática, fácil e rápida, auxiliando no planejamento de ações e na tomada de decisões por parte do poder público, iniciativa privada e demais envolvidos na atividade turística de Minas Gerais. 
FAZENDA FONTE LIMPA FINALIZA RESTAURAÇÃO-A Fazenda Fonte Limpa completou este mês a restauração histórica do complexo original de 1742, depois de três anos de meticulosos trabalhos de recuperação deste bem tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). A finalização se deu com o fechamento do quadrilátero original do complexo setecentista da sede. Agora a fazenda passa a ter seu formato inicial, com quatro construções no formato de um quadrado e um gramado central. A nova construção
O hotel, que fica na cidade de Santana dos Montes, a 130 km de Belo Horizonte, promove ainda cavalgada da Lua Cheia, roda de viola, exposições de artesanato, e oferece até um Dicionário de Mineirês, escrito pelo proprietário. Construída na primeira metade do século XVIII e inteiramente restaurada nos últimos anos do século XX, a Fazenda Fonte Limpa é hoje um hotel fazenda localizado no município de Santana dos Montes/MG, a apenas 130 km de Belo Horizonte. Repouso e lazer em um ambiente impregnado de história e cultura, e cercado por muita natureza é o que você vai encontrar. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o hotel fazenda apresenta o conceito de hospedaria voltada para a preservação e divulgação da cultura e da história local, sem deixar de ser uma fazenda produtiva ao longo desses quase 300 anos.Localizado no Lado Doce da Estrada Real (onde se encontram as nascentes do Rio Doce), a fazenda é rodeada por pássaros, flores, cachoeiras, e montanhas. Inaugurado em 1997, o Hotel, possui 18 amplos e bem decorados apartamentos divididos nas categorias bronze, prata, ouro, diamante e minas plus, e equipadas com TV, frigobar, hidromassagem, lareira e varanda  e muito mais.  Outro grande atrativo são as cavalgadas em noites de lua cheia, nas quais os visitantes saem a cavalo pelas fazendas vizinhas e terminam a noite embalados por uma boa roda de viola e jantar típico. Hotel-Fazenda Fonte Limpa: (031) 3726-1134  www.fazendafontelimpa.com.br
CIRCUITO DAS ÁGUAS - Conhecida por abrigar algumas das maiores estâncias de água mineral do mundo, com alto poder terapêutico e medicinal, o Circuito das Águas atrai milhares de turistas anualmente. Além dos balneários, a região também oferece passeios de teleférico, city-tour de charrete, visita às igrejas e centros históricos, feiras de artesanato e culinária mineira, entre outros atrativos. O Circuito das Águas é composto pelas cidades Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Itajubá, Lambari, Maria da Fé, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações, além de Caxambu.
Jornalista Sérgio Moreira
 sergmoreira@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário