Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ANUNCIADAS AS ATRAÇÕES DO PRÉ E CARNAVAL 2014

Com a presença do Secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, do vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, do homenageado do Programa de Fomento 2014, professor Paulo Tadeu, além do presidente da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Ceará (ACECCE), José Arnaud Silvério, foi lançado ontem à tarde, no Estoril,  o Ciclo Carnavalesco 2014. Na ocasião, houve a divulgação dos selecionados do Pré-Carnaval e do Carnaval, as atrações musicais que se apresentarão no Aterrinho da Praia de Iracema, além do tema do Carnaval, a ser realizado na avenida Domingos Olímpio.. Assim,  o Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2014 se desenvolverá no período de 31 de janeiro a 23 de fevereiro e o Carnaval, de 28 de fevereiro a 4 de março.
Durante o Ciclo Carnavalesco, passarão pelo Aterrinho da Praia de Iracema, um dos principais e mais tradicionais polos do Carnaval de Rua de Fortaleza as seguintes atrações: 1/2: Preta Gil; 8/2: Orquestra Popular da Bomba do Hemetério; 15/2: Bangalafumenga; 22/2: Móveis Coloniais de Acaju; 28/2: Luxo da Aldeia; 1/3: Pinduca + Felipe Cordeiro; 2/3: Banda Uó; 3/3: Mart'nália e 4/4: Raça Negra.
HOMENAGENS - Para coroar o Projeto, 25 será  o  Dia de Maracatu, um dos nossos patrimônios imateriais. O carnaval de Rua da Capital   homenageará esta manifestação típica da cultura e da miscigenação local. O Dia 25 é Dia de Maracatu. Todo dia 25, desde abril de 2013, é levando um maracatu para diferentes pontos da cidade.
Também será alvo de manifestações o jornalista, radialista, folclorista, administrador, professor, ator e produtor cultural Paulo Cedo o intelectual  demonstrou interesse pelo folclore, mais especificamente pelos carnavais, fundando, os Maracatus Vozes da África e Nação Iracema e os entregando para a população fortalezense. Foi presidente do Maracatu Az de Ouro (1978/1979) e, nos dias atuais, integra a Associação Cultural e Educacional Maracatu Nação Iracema e a Associação Cultural e Educacional Maracatu Vozes da África. Também foi pioneiro na abordagem do tema Maracatu no mundo acadêmico do Ceará, tendo defendido a monografia de pós-graduação em Turismo intitulada “Marketing Turístico: foco no Maracatu", pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1995, e a dissertação de mestrado em Administração intitulada "Pequena e Média Empresa: Perspectivas Organizacionais para o Maracatu Cearense", também pela UECE, em 1997.
Paulo Tadeu entre majestades do Maracatu
EDITAIS  -  O Edital do Pré-Carnaval abriu seleção para 60 blocos, sendo 10 blocos estreantes com uma saída cada, 10 veteranos para duas saídas e 40 blocos veteranos com quatro saídas. O valor total do Edital é de R$ 384.000,00. Já o Edital de Carnaval  abriu seleção para 35 agremiações carnavalescas, que devem realizar, no mínimo, duas apresentações, sendo uma apresentação na Avenida Domingos Olímpio, e uma outra no decorrer do ano de 2014. O valor total do Edital é de R$ 720.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário