Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PRECONCEITO - "TURISMO SOCIAL" É A DESPALAVRA DE 2013

Como já é tradição anual na Alemanha, um júri de especialistas anunciou na última terça-feira (14) a "despalavra do ano" – termo usado para designar uma palavra ou expressão amplamente utilizada e especialmente infeliz na sua construção ou significado. Entre as 1.340 sugestões enviadas, o júri formado por quatro linguistas e um jornalista escolheu Sozialtourismus (turismo social).
"Alguns políticos e meios de comunicação fazem propaganda descarada contra imigrantes indesejados, especialmente do leste da Europa", justificou o júri. "Isso discrimina pessoas que por pura necessidade procuram um futuro melhor na Alemanha e encobre que têm um direito fundamental a isso".
A "despalavra do ano" é escolhida desde 1991. 
OUTRA REALIDADE - A plena liberdade de búlgaros e romenos de trabalharem em outros países da União Europeia (UE) desde o início do ano provocou um debate acalorado, inclusive com tons xenófobos, especialmente no Reino Unido e na Alemanha. O "turismo social" é usado pelos conservadores para advertir sobre um eventual colapso do sistema social devido ao uso "indevido" por migrantes.
O premiê do Reino Unido, David Cameron, acirrou o debate ao anunciar obstáculos para cidadãos da Romênia e da Bulgária: para ter acesso aos benefícios sociais, os recém-chegados deveriam ao menos ter tido um emprego no novo país.
A livre circulação de pessoas é um dos pilares da União Europeia. No entanto, ainda não aconteceu uma grande migração em massa dentro do bloco. Segundo a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 0,3% dos europeus migram por ano a um outro país da UE.
De acordo com a Comissão Europeia, hoje vivem 14 milhões de europeus em outros países do bloco, o que corresponde a 3% dos cidadãos da UE.
A Alemanha está atraindo muitos estrangeiros. Segundo o Departamento Federal de Estatísticas, em 2012 entraram 400 mil pessoas a mais do que saíram. Desde 1993 não haviam sido tantas. Na realidade, uma notícia boa para o país, cuja população está definhando. A entrada de romenos e búlgaros é baixa. Desde que ambos os países ingressaram na UE, em 2007, cerca de 3 milhões de búlgaros e romenos emigraram para Estados do bloco.
Mais de três quartos de  romenos e búlgaros optaram por Espanha e Itália, especialmente por razões linguísticas e porque lá não havia tantas restrições legais. A grande maioria dos emigrados da Bulgária e da Romênia deixa o país em busca de trabalho.
RW/dpa/kna -  (Deutsche Welle)

Nenhum comentário:

Postar um comentário