Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TRANSPORTE AÉREO - TETO TARIFÁRIO PARA PASSAGEM DURANTE A COPA

Como a Azul, a Avianca também adotou um teto tarifário para as passagens no período da Copa. A A empresa  anunciou que, durante seis meses, todas as rotas domésticas operadas por ela vão custar até R$ 999,00. A medida, que entra em vigor no dia 1º de fevereiro,  foi elogiada pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (foto).
“Mais um passo para que o turismo cresça livre de práticas gananciosas. É muito importante que o próprio mercado reconheça a necessidade de tetos contra abusos”, afirmou Dino.
A decisão da Avianca, divulgada uma semana após a Azul ter anunciado um teto tarifário no mesmo valor durante o período da Copa, vai ao encontro da proposta apresentada pelo presidente da Embratur há um ano.
Em 26 de fevereiro do ano passado, o presidente da Embratur encaminhou ofício à Secretaria de Aviação Civil (SAC) propondo o teto tarifário para as passagens aéreas domésticas. “Uma possível medida [contra a cobrança de preços abusivos] envolve a instituição de um teto tarifário, à semelhança do que vigora em outros serviços públicos executados por terceiros, inclusive no setor de transporte”, dizia o texto enviado à SAC. Dino espera que as demais empresas aéreas sigam os exemplos da Azul e da Avianca.
De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de inflação, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2005 a 2012, o preço das passagens aéreas subiram 146% acima da inflação. 
A TAM NA CONTRAMÃO DO MERCADO -  Com a decisão da TAM de cancelar a rota Rio-Londres a partir de março, a companhia aérea demonstra claramente estar na contramão do mercado. Quem afirma é o secretário municipal de turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, uma vez que a cidade tem sido indicada nos últimos anos como o principal destino de acordo com algumas das principais mídias internacionais, tais como New York Times e CNN, além das mais conceituadas publicações especializadas em turismo nacionais e estrangeiras, como Lonely Planet, TripAdvisor, Viagem e Turismo e Guia Quatro Rodas. Na semana passada, foi a vez da editora dos guias Rough Guides destacar a Cidade Maravilhosa como principal destino de 2014. 
"Para atender ao público mundial, cada vez mais interessado em conhecer o Rio de Janeiro, nos últimos três anos cias aéreas como Lufthansa, KLM, Alitalia e Emirates, entre outras, passaram a ter o Rio como destino, mantendo voos regulares para cidade. Enquanto a TAM abre mão da rota, a British Airways opera vôos diários Rio-Londres, com aviões que dispõem de classe econômica, econômica plus, executiva e primeira classe", explica Antonio Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário