Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CULTURA E LAZER NOS 256 ANOS DE MACAPÁ

As comemorações dos 256 anos da capital Macapá, no Amapá, se encerraram na última terça-feira (4), data do aniversário da cidade, com show pirotécnico, às 20 horas, na Praça Veiga Cabral. Missa, oficina de contação de histórias, feijoada e shows de músicas marcaram as comemorações desde sábado na cidade. 
Macapá é a maior cidade do estado do Amapá. Localizada às margens do Rio Amazonas, é a quinta mais populosa do norte do país. O turismo em Macapá é um passeio pela história, pela cultura e pela religiosidade do estado Amapá. A cidade também possui grandes áreas naturais ainda preservadas. Entre os pontos turísticos, se destacam a Fortaleza de São José e o Marco Zero.
A Fortaleza de São José, localizada às margens do Rio Amazonas, é um marco cultural, arquitetônico e histórico próximo à capital. Foi erguida entre 1764 e 1728 pelas mãos de negros, índios e escravos durante a colonização portuguesa. 
O monumento Marco Zero, com o relógio do sol, marca o local onde a linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios. Em seu terraço, oferece um espaço para shows, além de salão para exposições, bar e lanchonete e lojas para a venda de produtos locais. É o mais conhecido ponto turístico de Macapá. 
Em Macapá, as pessoas tem o privilégio de assistir ao fenômeno chamado de Equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador. 
O sambódromo de Macapá está localizado no Complexo do Marco Zero. De lá saem os desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos, o festival de quadrilha junina e grandes shows musicais.
No ano passado, o Ministério do Turismo repassou R$ 500 mil para a construção do centro de comercialização e exposição de produtos artesanais do Distrito de Maruanum, próximo à capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário