Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

INSTITUTO RICARDO BRENNAND, UM PASSEIO PELA HISTÓRIA

Um castelo medieval em pleno Recife, construído pelo empresário Ricardo Brennand, é um dos atrativos para pernambucanos e visitantes que apreciam obras de arte em suas várias manifestações. O complexo, que mescla arquitetura moderna com elementos medievais, foi construído para ser a sede do Instituto Ricardo Brennand e para abrigar suas coleções de armas, pintura brasileira e estrangeira, tapeçaria, artes decorativas, esculturas e mobiliário.
Caminhar pelas dependências da propriedade, localizada no bairro da Várzea, é como fazer um passeio pela história do Brasil e da humanidade. O Instituto é composto por um complexo de edifícios com 77 mil metros quadrados (m²) de área construída, cercado por um parque de 18 mil hectares onde podem ser encontrados lagos artificiais (com gansos e cisnes) e esculturas de grande porte, com destaque para uma réplica do David, de Michelangelo; a Dama e o Cavalo, de Fernando Botero; e uma das 25 fundições de o Pensador, de Rodin, entre outras. 
A coleção de armas, uma das maiores do mundo, com cerca de 3 mil peças, é um dos destaques do Museu Castelo São João, um dos prédios mais visitados do instituto. São armas de todos os tipos e tamanhos, provenientes de países como Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Espanha, Suécia, Turquia, Índia e Japão.  Entre as peças, chama a atenção o conjunto de 27 armaduras completas, além de canivetes, facas e espadas de todos os tamanhos.
Também bastante procurada, a Pinacoteca abriga as exposições permanentes Frans Post e o Brasil Holandês, que composta por 15 quadros é a maior coleção de obras do artista no mundo; e o Julgamento de Nicolas Fouquet; representação em cera do julgamento do ex-superintendente de finanças do Rei Luis XIV, acusado e condenado à prisão perpétua por peculato.
Entre tantas obras, o Instituto Ricardo Brennand reserva sempre uma surpresa aos seus visitantes. Mesmo para aqueles que já visitaram o museu outras vezes. Portanto, se possível, recomenda-se reservar um tempo razoável para a visitação, que pode incluir ainda uma pausa para o café na própria Pinacoteca. (Com a Empetur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário