Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LANÇAMENTO DE LIVROS - MAURÍCIO E NELSON RETRATAM O CEARÁ E FORTALEZA


Os consagrados artistas Maurício Albano e Nelson Bezerra, dois dos mais representativos fotógrafos cearenses, lançaram na quarta feira, 3,  no Estoril, seus novos livros, com olhares sobre o Ceará e a Fortaleza dos anos 70. De Maurício Albano, "Panoramas - Ceará por inteiro" (Terra da Luz Editorial, 2014. 120p); de Nelson Bezerra, "Cidade Saudade - Fortaleza anos 70" (Terra da Luz Editorial, 2014. 104p). Os lançamentos acontecem respectivamente às 18h e às 19h30. 
Um olhar panorâmico sobre a cultura e paisagem do Ceará está em "Panoramas - Ceará por inteiro", de Maurício Albano, um dos pioneiros da fotografia cearense.  Apresentado em um formato diferenciado, de 40x18cm, o livro trata de uma coletânea de imagens em delicados enquadramentos, proporcionando ao leitor o privilégio de admirar o Ceará. 
A obra tem prefácio do jornalista e escritor Flavio Paiva. Os demais textos que compõem a publicação, e, na contracapa, são do  jornalista e professor Gilmar de Carvalho. 
A FORTALEZA ANOS 70 - A configuração visual da Fortaleza sofreu nos anos 1970 diversas mudanças, em grande parte retratadas por Nelson Bezerra. O fotógrafo conserva, em acervo particular, centenas de originais que registram esse momento da história, do cotidiano e do imaginário da cidade. Parte dessa rara documentação compôs a mostra, agora exposta em formato de catálogo intitulado "Cidade Saudade, Fortaleza anos 70". 
São mais de 140 imagens de temas variados, resultado de trabalhos realizados para agências e escritórios de publicidade, para clientes diretos da indústria, comércio, arquitetos e construtoras. Estão presentes também ensaios autorais, pesquisas e experiências com a linguagem fotográfica, utilizando elementos visuais e interpretativos de uma década marcada pelos ideais de liberdade e de transformação social.
O arquiteto Ricardo Bezerra, irmão mais novo do fotógrafo, é o autor do texto "Fortaleza, Cidade Saudade", onde relata sua visão histórica sobre a capital cearense nos anos 70, O catálogo também tem textos de Carlos Macêdo e Nelson Bezerra.

Um comentário: