Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

TURISMO DE COMPRAS: OUTLETS SÃO BOA OPÇÃO

Já difundido em países como os Estados Unidos, o segmento outlets vem se consolidando no Brasil, mostrando ser um bom caminho para o turismo de negócios, uma vez que oferece generosos descontos.   
Os viajantes brasileiros reservam uma parcela significativa do orçamento da viagem para as compras, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, de 2012. A aquisição de produtos no destino turístico consome 12,7% dos gastos reservados ao passeio, segundo o estudo, o que corresponde, em média, a R$ 156,54. “Esse gasto é significativamente maior quando o objetivo principal da viagem é a compra”, diz o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.
De olho neste mercado, as inaugurações seguem em ritmo acelerado. A mais recente foi no início deste mês, com a abertura de um novo outlet em Caucaia, a 15km de Fortaleza (CE). Com menos de um mês de funcionamento, o empreendimento já entrou para as rotas turísticas da região: apenas nos cinco primeiros dias, o centro atraiu cerca de 40 mil visitantes, de acordo com os administradores.  A estimativa é a de que quatro milhões de pessoas passem pelo local todos os anos.
Inaugurado há pouco mais de um mês, outro outlet no município de São Roque, no interior de São Paulo, já conta com média de 30 mil visitantes por fim de semana, a maior parte deles de regiões vizinhas.
A principal administradora de outlets em operação no país, com três em atividade, calcula receber cerca de 14 milhões de visitantes por ano em unidades próximas a São Paulo, Salvador e Brasília. Os números devem crescer ainda mais, já que a empresa planeja inaugurar mais um outlet próximo ao Rio de Janeiro no ano que vem. Devido à localização das unidades, às margens de rodovias que ligam os grandes centros de consumo, quase a totalidade desses visitantes são turistas.
Para facilitar a chegada dos turistas, devido à localização geralmente afastada das cidades, foi criada  parceria com agências de viagem. Em São Paulo, Brasília, Goiânia e Salvador, por exemplo, há a opção de transporte exclusivo com saídas do centro das capitais. (Com o MTUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário