Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE - ALENTEJO GANHOU TERCEIRO TÍTULO DA UNESCO


O cante alentejano, gênero musical típico da maior região de Portugal, foi tombado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este é o terceiro título recebido pelo Alentejo, já que tanto o centro histórico da encantadora cidade de Évora como as belíssimas Fortificações de Elvas são Patrimônio Mundial.
Caracterizado pela música entoada por grupos de corais que cantam sobre o cotidiano, o amor, o trabalho no campo e a melancolia, o cante é uma das mais belas expressões artísticas do Alentejo. Hoje em dia, os turistas podem ver estes coros trajando roupas típicas e resgatando uma tradição secular única.
A base do projeto que valeu ao cante o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pretende valorizar e salvaguardar um bem que é um dos maiores símbolos da identidade, força e caráter do povo alentejano.
Para o Turismo do Alentejo, a conquista deste selo é, acima de tudo, uma homenagem à região e ao seu povo. É o reconhecimento da grandeza de um bem de identidade singular de um território que se qualifica e ambiciona a certificação, apostando no que é único e diferenciador.
Segundo Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade atribuído ao cante vai permitir alavancar a promoção do destino Alentejo nos diferentes mercados turísticos.
Para otimizar a promoção e comercialização destes importantes selos, o Turismo do Alentejo está elaborando um Plano Operacional de Suporte ao Desenvolvimento e Dinamização do produto "Patrimônio da Humanidade no Alentejo”. Faz parte disso a valorização de dinâmicas turísticas como a criação de programas de visitação, edição de livros de prestígio e requalificação de patrimônio edificado. Para o cante, já no próximo ano serão fundadas Casas de Cante e serão criados roteiros em torno desta expressão cultural.
A REGIÃO - O Alentejo é uma das mais prósperas e interresantes regiões de Portugal. E constituido por vinte cidades, todas de vida bastante agradável, entre as quais as citadas Évora, com 49.252 habitantes, e Elvas, com apenas 15 mil, ambas Patrimôniuo Mundial.  
O órgão que se encarrega do turismo é denominado Entidade Regional de Turismo do Alentejo, com sede em Beja e se vincula ao Turismo de Portugal, IP, Aponta-se como principais polos turísticos Alqueva, Monsaraz, Marvão, Castelo de Vide,  Sines e Troia, as dus últimas no litoral. 
O Turismo do Alentejo é gerido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo que faz parte do Turismo de Portugal, IP. A E.R.T. do Alentejo tem sede na cidade de Beja. Os principais polos turísticos do Alentejo, "Melhor Região Vinícola a Visitar", são as duas cidades Património Mundial (Évora e Elvas), além do Alqueva, Monsaraz, Marvão, Castelo de Vide e a zona do Alentejo Litoral como Sines e Troia. Mas não custa nada visitar Moura, uma cidadezinha de casas típicas, quase todas  pintadas de branco, de povo alegre e fraterno. Guarda muitas lembranças dos tempos medievais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário