Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de julho de 2014

CALEIDOSCÓPIO - MUDANÇA DE MENTALIDADE / PRONTOS PARA RECEBER / UM ADEUS SAUDOSO

MUDANÇA DE MENTALIDADE -  Nos últimos anos, Fortaleza vertiginosamente vem conquistando lugar de destaque no turismo nacional e até internacional. Num saltar de olhos, passamos de uma cidade apenas boa e hospitaleira, com sol e mar atraentes, para um destino multifacetado em que o turismo se apresenta amplo e atraente.  Na verdade, eram poucas as opções que oferecíamos a quem nos visitava como turista. Contudo, as ações dos últimos dirigentes dos executivos estadual e municipais foram consistentes e direcionadas com acerto. Acordaram e se convenceram de  que entre as maiores opções para um desenvolvimento sustentável estava o turismo, a chamada indústria sem chaminé.  Assim, dirigiram ações objetivas visando  tornar a  infraestrutura do Estado capaz de atender a um filão novo de desenvolvimento. Entenderam que saúde, educação e segurança eram prioridade, mas que turismo seria um suporte considerável para arrecadar verba, aumentar o nosso PIB e,  assim, indiretamente, conseguir maiores recursos para atingir os objetivos fins. Esta mudança de comportamento deu e está dando muitos  frutos. Os investimentos  conseguidos junto ao  governo federal e bancos para construir,  melhorar e alargar estradas, ,  construir casas e diminuir o déficit habitacional, construir aeroportos, o Centro de Eventos e o em andamento Acquario enfim qualificar  Fortaleza e outros municípios em última análise  são bem vindos. As prioridades de investimento em saúde, educação e segurança continuam, mas não são verbas destinadas especificamente ao turismo que irão prejudicá-las,  pois são problemas  que  merecerão atenção pelos tempos sem fim. E o investimento gasto em infraestrutura turística certamente voltará para contribuir no sentido de que o governo o  direcione em favor do que mais necessita o povo. 
 PRONTOS PARA RECEBER – As ações promocionais do governo e da iniciativa privada visando tornar  conhecido o Ceará como um todo e Fortaleza em particular como destino qualificado ganharam mais força ainda com a recente realização dos seis jogos da Copa do Mundo de Futebol. Durante um mês inteiro, através da televisão,  os milhões de habitantes do mundo conheceram o nosso jeito de ser, as nossas potencialidades turísticas. Os milhares de brasileiros e estrangeiros que por aqui passaram, pelos seus próprios relatos,  falaram muito bem dos  momentos de   muita alegria e satisfação que  aqui tiveram,  numa confraternização universal com a nossa gente. Em muitos sentidos, os habitantes dos mais longínquos lugares do nosso universo  participaram da nossa terra, da nossa gente. Foram momentos valiosos, talvez insuperáveis de mostrar que estamos sempre  abertos  para gostoso convívio. 
UM ADEUS SAUDOSO – Mais um duro golpe sofreu a cultura do Brasil. Anteontem, 23, no final da tarde, após complicações de hipertensão intracraniana, morreu de parada cardíaca,   no Hospital Português do Recife,  o laureado intelectual Ariano Suassuna, um dos maiores valores da intelectualidade do país. Paraibano de nascimento e pernambucano por adoção, Suassuna, ao lado de Câmara Cascudo, Gilberto Freire, Luiz Gonzaga, Raul Seixas e tantos outros renomados saudosos, sem dúvida foi  autêntico e competente divulgador da cultura da Região. Não obstante, também mereceu o respeito de todos os brasileiros pela altivez em defender os valores mais caros da nacionalidade. Como João Ubaldo Ribeiro, também recentemente falecido,  sem dúvida distinguiu-se por viver o dia a dia do seu povo, misturando-se  à massa na transmissão do seu saber. Cumpriu-se a parte final do implacável destino da vida: nascer, viver e morrer. Para glória nossa, Ariano Suassuna foi um grande brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário