Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2015

NO BRASIL - NÚMEROS EXPRESSIVOS DO TURISMO RELIGIOSO CATÓLICO

O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, no ano passado, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País levados pela fé. 
As visitas às tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas estão entre os destinos mais visitados do País pelos peregrinos. No início do ano, a administração do Santuário Nacional de Aparecida (SP) anunciou um número recorde de visitantes em 2014: 12,2 milhões. A movimentação, no entanto, deve crescer ainda mais. Isso porque a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai percorrer diversas cidades  brasileiras até 2017, quando será celebrado os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba. Só em 2015 estão confirmadas  visitas a 49 dioceses.
Além de Aparecida, em São Paulo, destaca-se ainda no estado: Guaratinguetá (local de nascimento do Frei Galvão), Cachoeira Paulista (sede da TV Católica Canção Nova), Lorena e Pirapora do Bom Jesus.
NO NORDESTE - Canindé, no Ceará,  é considerada a segunda maior romaria do mundo em homenagem a São Francisco e um dos principais  polos de turismo religioso do Estado.  Juazeiro do Norte (CE) recebe cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano. Salvador, na Bahia, há  mais de 300 igrejas seculares, mas  costuma-se dizer na cidade que existe uma igreja diferente para ser visitada a cada dia do ano. Cachoeira, depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetonico no estilo barroco. Lá acontece a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte. 
NO NORTE -  O Círio é em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. É realizado em Belém há mais de dois séculos e é uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo, reunindo mais de um milhão de pessoas em outubro. 
NO SUL -  A cidade de Nova Trento (SC) se tornou a capital do turismo religioso catarinense após 1991, quando o Papa João Paulo II beatificou a Madre Paulina, que se consagrou pelo trabalho realizado na cidade. A cidade recebe cerca de 20 mil peregrinos por mês. 
NO CENTRO OESTE - Trindade (GO) possui Festas de Padroeiros na cidade e no meio rural. O ponto alto desta tradição é a Festa do Divino Pai Eterno que recebe cerca de um milhão e meio de pessoas. Outro destino na região é a Cidade de Goiás, onde ocorre a Procissão do Fogaréu, sempre na Semana Santa. ( Com a Embratur)
ENCONTRO - A Embratur participou  nos últimos dias 7 e 8, do primeiro Encontro Empresarial de Turismo Religioso que aconteceu na cidade de Aparecida (São Paulo), com objetivo de estimular o turismo religioso no Brasil,  colocando empresários locais, lideranças religiosas e operadoras turísticas para discutir o segmento. 
A participação da Embratur teve o intuito de realizar pesquisa e prospecção do segmento e entender mais a cadeia produtiva, identificar os operadores receptivos, o trade e associações envolvidas.  
A programação contou  com um roteiro especialmente desenhado para os participantes, um workshop de negócios e uma palestra exclusiva de Sérgio Miguel Palma Peniche, representante da Ruta de San Juan Diego – um dos mais conceituados roteiros religiosos do México. (Com a Embratur).

Nenhum comentário:

Postar um comentário