Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2015

PROGRAMAÇÃO FESTIVA NOS 16 ANOS DO DRAGÃO DO MAR

De hoje, 30,  ate segunda feira, 3 de maio, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estará com festiva programação para comemorar seus  16 anos de história, apresentando a segunda edição da Maloca Dragão – O Encontro de Todas as Tribos, evento que, no ano passado, reuniu mais de 130 mil pessoas. Nesta edição, a arte cearense vai pulsar num só ritmo, unindo o que há de mais atual em sua produção a obras-primas consagradas pelo afeto e pela memória do povo do Ceará.
Além das mais de cem atrações artísticas gratuitas convidadas, a Maloca traz ainda novidades, como:  feira literária, novos espaços para apresentações, praça de alimentação com food trucks, uma vasta programação infantil, festas nas casas de show do entorno do Dragão, a 2ª Semana de Cinema Brasileiro e a presença de produtores nacionais para conhecer este grande painel da arte cearense que a Maloca apresenta. 
ATRAÇÕES FORA DOS PALCOS - Além dos shows e espetáculos, a Maloca Dragão 2015 promove a Feira Índice, um espaço para disseminação literária coletiva em Fortaleza, com ênfase no mercado alternativo. Serão 15 expositores entre editoras e selos independentes, pequenas livrarias e coletivos, trazendo na bagagem livros, fanzines e publicações diversas, que ficarão expostas durante todo o evento, das 15h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Também haverá, todos os dias, às 17h, pequenos saraus diários, com participação de autores.
Substituindo a tenda eletrônica do ano passado, Órbita Bar, Mambembe e Amicis recebem as festas que encerram a programação dos três primeiros dias do evento. A cada noite, uma das casas abre as portas para o público em “after parties” gratuitas da Maloca Dragão. O line up também é fruto da parceria. Outra novidade desta edição é a praça de alimentação com food trucks, na Praça Almirante Saldanha.
O nome do festival é inspirado na palavra tupi mar’oka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária, conceito que traduz este lugar público e democrático, espaço de encontro de diferentes tribos, marca da pluralidade. Serão quatro dias de festa, com a apresentação de mais de 100 atrações, de diferentes estilos, entre convidados locais e nacionais de linguagens artísticas diversas.
Em sua segunda edição, a Maloca faz referência aos povos indígenas que habitavam o Ceará, parte fundamental na construção da nossa cultura relegada ao ostracismo. Algumas dessas tribos são homenageadas e dão nome a cada um dos espaços que sediam a programação. Neste período, o Anfiteatro será chamado de Tabajara; a Praça Verde de Tremembé; o Espaço Rogaciano Leite Filho de Kariri; a Praça Almirante Saldanha de Anacé; a Arena Dragão do Mar de Pitaguary; o Teatro de Jenipapo-Kanindé. Além disso, outros três novos espaços trazem atrações: a quadra poliesportiva será o Espaço Tabepa; o Cena 15 será o Kalabaça e um palco montado na Rua José Avelino será o Kanindé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário