Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

25° CINE CEARÁ - ATE QUE ENFIM: O CINE SÃO LUIZ VOLTA ÀS ATIVIDADES

Após passar por reformas terminadas a algum tempo, até que enfim o tradicional Cine São Luiz, um dos ícones de Fortaleza do século passado, voltará a funcionar. E o retorno acontece graças ao 25º Cine Ceará, o tradicional e respeitado evento chancelado por diversas e conceituadas instituições. Foi lá onde o  Festival se desenvolveu, entre os anos de 1995 e 2010. Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará, festeja: "É uma felicidade muito grande para o evento voltar ao palco do São Luiz, reformado, com qualidade técnica de ponta, como um dos cinemas mais bonitos do país".
Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará, que este ano se desenvolverá será realizada de 18 a 24 de junho de 2015,  é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura - Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura - Secultfor. É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes e tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  O festival tem patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro.
Do Brasil foram selecionados, Real Beleza, de Jorge Furtado e Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro, de Geneton Morais Neto que têm suas pré-estreias mundiais no festival e Que Horas ela volta, de Anna Mulayert, que faz a sua primeira exibição oficial no país, depois de receber prêmios nos Festivais de Sundance e Berlim.
Das produções internacionais, cinco filmes inéditos no Brasil participam da competição: o chileno O Clube, de Pablo Larraín, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim; o peruano NN, de Héctor Gálvez, vencedor do Prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cartagena de Índias, na Colômbia; o espanhol Loreak, de Jon Garaño e José Mari Goenaga; a coprodução Espanha/ Etiópia, Crumbs, de Miguel Llansó; e o cubano A Obra do Século, de Carlos M. Quintela, vencedor do Prêmio Hivos Tiger y Lions Film no Festival de Rotterdam.
A seleção se completa com dois filmes inéditos no Ceará: Cavalo Dinheiro, dirigido pelo português Pedro Costa, vencedor de dois prêmios no Festival de Locarno e a coprodução Brasil /Argentina, Jauja, de Lisando Alonso, que estreou na Seleção Un Certain Regard no Festival de Cannes e recebeu o prêmio de Melhor Filme da Fipresci.
Para o diretor do Festival, Wolney Oliveira, “Esta é a melhor seleção do festival desde sua criação e a melhor forma de comemorar seus 25 anos”.
As obras selecionadas e exibidas no festival concorrem ao Troféu Mucuripe em diversas categorias, como melhor longa, direção, roteiro, e melhor direção de arte. O vencedor na categoria melhor longa-metragem ibero-americano levará um prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares. O prêmio da crítica para melhor longa-metragem será concedido pela  Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
FILMES SELECIONADOS - Mostra competitiva de longas-metragens: Cavalo Dinheiro -  de Pedro Costa. Portugal; Jaula -  de Lisandro Alonso. Argentina; Crumbs - de  Miguel Llansó. Espanha, Etiopia - Première no Brasi; A Obra do Século -  de Carlos M. Quintela. Cuba - Première no Brasil; Que Horas Ela Volta? – de  Anna Muylaert - Première no Brasil; NN -  de Héctor Gálvez. Peru - Première no Brasil;
Loreak -  de Jon Garaño e José Mari Goenaga. Espanha - Première no Brasil; REAL BELEZA -  de Jorge Furtado. Brasil - Première Mundial; Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro -  de Geneton Morais  Neto. Brasil - Première Mundial; O  CLUBE -  de Pablo Larraín. Chile - Première no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário