A importância econômica e social do café será destacada hoje, 28, na Câmara dos Deputados com evento para celebrar o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio por industriais, cooperativas e associações de produtores, varejistas, cafeterias e consumidores. Essa data simboliza o início da colheita do café.
O café é a segunda bebida mais consumida no País, perdendo apenas para a água. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o consumo de café deverá crescer de forma mais intensa este ano e alcançar 21 milhões de sacas no ano. Em 1990, o consumo interno brasileiro era de apenas 8,2 milhões de sacas; em 2013, atingiu 20,1 milhões; e, em 2014, 20,3 milhões. Evolução crescente também é observada nas exportações brasileiras de café, de acordo com a edição de abril do Informe Estatístico do Café, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O produto representou 8,7% das exportações agrícolas brasileiras de janeiro a abril deste ano, período em que foram embarcadas mais de 12 milhões de sacas, com receita de US$2,2 bilhões, permanecendo como o quinto produto no ranking, atrás do complexo soja, carnes, produtos florestais e complexo sucroalcooleiro.
A previsão para 2015, segundo a primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (Jan 2015), é que sejam colhidas entre 44,11 e 46,61 milhões de sacas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário