Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2015

ATRAÇÕES DE CAMPOS DO JORDÃO - FRIO, FESTIVAL DE INVERNO E FESTA DO PINHÃO

Pórtico da cidade de Campos do Jordão / SP
O inverno marca a alta na demanda turística por destinos típicos da estação. É neste período que cidades serranas como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Petrópolis (RJ) oferecem atrações especialmente criadas para turistas que buscam a tríade sossego, boa gastronomia e festivais culturais. 
CAMPOS DO JORDÃO - Um dos destinos de inverno mais procurados do Brasil é a cidade de Campos do Jordão, localizada entre três dos maiores centros emissores de turistas do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A aconchegante cidadã encravada na Serra da Mantiqueira, nos seus 1 628 metros de altitude, está fervilhante de gente não apenas se deliciando com o gostoso frio, mas sobretudo participando de muitas festas culturais de qualidade e participação de renomados nomes da música erudita e popular. Até 2 de agosto, a "Suíça Brasileira",celebra a 46ª edição do Festival de Inverno, com 75 atrações espalhadas em cinco palcos.. A abertura oficial contou com um concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo,  no Auditório Cláudio Santoro. Um dos destaques da programação será a Orquestra do Festival que apresenta  três programas: o primeiro amnhã e domingo (12); , o segundo nos dias 18 e 19 de julho e o terceiro nos dias 25 e 26.
Em mais de 40 anos, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, o Festival é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Ao longo de sua história, nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross,  entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival. Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
Só na Praça Capivari, um dos grandes ponto de concentração das apresentações, estarão se apresentando, durante o Festival de Inverno, entre outros, o Coral da Fundação Bradesco, Milton Nascimento / Marcio Borges, Tambores de Minas, José Renato,  Chico César, Getúlio  Côrtes, Lenine / Dudu falcão,  Ivan Lins / Vitor Martins,  Dante Pilade,  Fermo Marchetti / Maurice de Féraudy,] Zé rodrix. 
OS PALCOS - Nesta edição serão palcos o Auditório Cláudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além, Capela de São Pedro (Palácio Boa Vista), Praça São Benedito (Praça do Capivari), Igreja Santa Terezinha (Matriz), além da Sala São Paulo (São Paulo), onde serão apresentados concerto que passarão pelo palco do Auditório Cláudio Santoro.
Este ano, voltam ao Festival  nomes como Madrigal Minaz, Coral Jovem do Estado de São Paulo, Coral Paulistano, Coro do Festival, Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp. Outro destaque se dará com a Camerata do Festival. 
54ª FESTA DO PINHÃO - O Centro de Eventos André Franco Montoro recebe até domingo, 12,  a 54ª Festa do Pinhão de Campos do Jordão, aberta das 10h às 22h. O evento que visa contemplar a semente da árvore símbolo de Campos do Jordão reúne uma programação que traz concurso para a escolha da Rainha e Princesas do evento, apresentações musicais, de dança, além de palestras informativas e educativas sobre o aspecto botânico, de reprodução, ocorrência natural do pinhão, a preservação do meio ambiente e sustentabilidade agrícola. 
A Festa também completa a culinária local com receitas criativas e exóticas com o pinhão como base de pratos, aproveitando todos os segredos e teor natural da semente. As barracas gastronômicas são chefiadas pelas organizações sociais e entidades filantrópicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário