Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O TURISMO RELIGIOSO EM EXPANSÃO NO NORDESTE

O turismo religioso movimenta um número cada vez maior de peregrinos pelo país. Estima-se que 17 milhões de brasileiros tenham viajando no ano passado pelo Brasil  motivados pela fé. Dois anos antes, esse número era de 3,94 milhões de viagens domésticas. O Nordeste reúne pelo menos 250 manifestações religiosas que mobilizam turistas, sendo a região brasileira com o maior número de procissões, romarias e celebrações religiosas do país. 
PIAUÍ - Alguns destinos turísticos, como Santa Cruz dos Milagres, a quase 200 Km da capital Teresina (PI), têm se firmado como ponto de peregrinação. Mais de 100 mil turistas por ano passam alguns dias no município em busca de bênçãos e milagres. Eles visitam, especialmente, uma cruz no alto de um morro, onde um beato previu que a região seria fonte de milagres futuros.
“O santuário de Santa Cruz dos Milagres é o único do Piauí reconhecido pelo Vaticano para a peregrinação. A cidade tem a terceira maior romaria do Nordeste, ficando atrás de Juazeiro  do Norte, e Canindé, ambos no Ceará”, diz  o  pesquisador  Hildengard Alves.   Ainda no Piauí, a cidade de Oeiras também se destaca durante a Semana Santa, na encenação da Paixão de Cristo e durante a Procissão do Fogaréu. Marcada pela arquitetura portuguesa, Oeiras foi a primeira capital do Piauí.
Em Santa Cruz, no mês de maio (1 a 3), é celebrada a Invenção da Divina Santa Cruz, que atrai cerca de 20 mil pessoas ao município. “Os romeiros ajoelham-se e beijam o chão 100 vezes”, conta o pesquisador Alves. Em setembro, a Festa da Santa Cruz dos Milagres atrai o dobro de romeiros, segundo dados da cidade, quando a festa dura nove dias e as novenas são rezadas na Igreja Matriz. Em novembro, no segundo final de semana, ocorre o encontro dos santos padroeiros, com viajantes de várias partes do Nordeste e do país, em busca de realizações, como a chuva em períodos de forte estiagem.
NO CEARÁ - Juazeiro do Norte, no Ceará, é o maior centro de peregrinação do Nordeste e está entre os maiores do mundo.  A cidade  recebe cerca de 2,5 milhões de devotos de  Padre Cícero por ano. São, em média, 500 mil somente na Romaria de Finados, de acordo com a Prefeitura local. Também se destacam as seguintes romarias : 06 de janeiro -  Romaria de Reis; de 18 a 20 de janeiro -  Romaria de São Sebastião; de 29 de janeiro a 02 de fevereiro - Romaria de Nossa senhora das Candeias;  24 de março;  Aniversário de nascimento do Padre Cicero; Romaria da semana Santa, data  movel; de 18 a 20 de julho - Romaria de morte do Padre Cicero; dee 18 a 22 de julho - Festa do Município;  de 10 a 15 de setembro - Romaria de Nossa Senhora da Dores, padroeira de Juazeiro; 04 de outubro - Romaria de São Francisco; de 29 de outubro a 02 de novembro - Romaria de finados - Festa da Esperança; Festa do Natal até dia de Reis - romaria do ciclo natalino; Todo dia 20 de cada mes , Missa em memória da alma do Padre Cicero.
Um dos maiores pontos de atração da grande cidade  da região do Cariri, é  a  estátua do “Padim Ciço”, como é conhecido, de 25 metros de altura, no alto da Colina do Horto. Foi em Juazeiro, como sacerdote, que Padre Cícero viveu por mais de sessenta anos, até sua morte, sem dúvida  proclamado até hoje não apenas como o maior incentivador do progresso da Região e também como santo milagreiro Juazeiro possui  o Museu Vivo, que conta a vida do padre.  
Milhares  de fiéis de todo o país continuam indo a Canindé, durante o ano inteiro,  para uma romaria, especialmente entre 24 de setembro e 4 de outubro. A Basílica de São Francisco, construída no início do século XX, a estátua de São Francisco das Chagas e um museu do santo são as principais atrações religiosas da cidade. Os peregrinos chegam à cidade de carro, ônibus e mesmo a pé. Na igreja, uma exposição de esculturas rústicas feitas em madeira (ex-votos) que retratam, principalmente, órgãos do corpo humano, oferecidos à igreja como homenagem por uma graça recebida ou promessa cumprida.
BAHIA - A capital baiana da fé, como é conhecida Bom Jesus da Lapa, recebe romeiros durante todo o ano. Atualmente, o período mais movimentado vai de junho a janeiro, quando o município recebe 1,5 milhão de visitantes, de acordo com a prefeitura. Uma das mais importantes romarias é a da Terra ou das Missões, que começa em julho. Ainda na Bahia, Juazeiro celebra a manifestação religiosa dos Penitentes de Juazeiro durante a quaresma. Fiéis andam nas ruas cobertos por lençóis brancos, deixando apenas o rosto descoberto, para fazer orações pelas almas dos mortos. A tradição tem mais de 100 anos.
Impossível também não dizer que a capital Salvador se destaca com contínua atração do turismo religioso pela riqueza  do seu  patrimônio  histórico, maior representado pelas seculares igrejas e conventos. É pecado ir a Salvador e não visitar o pelourinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário