Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

HOJE E AMANHÃ - HOMENAGENS A YEMANJÁ NAS PRAIAS DE IRACEMA E DO FUTURO

A “Rainha do Mar” será celebrada hoje e  amanhã (15), em programações que acontecem na Praia de Iracema e na Praia do Futuro. Principal festividade do calendário de umbanda de Fortaleza, a Festa de Yemanjá tem o objetivo de valorizar a cultura afrodescendente, suas crenças e tradições.
Na Praia de Iracema,  entre as ruas Idelfonso Albano e Rui Barbosa, as comemorações são  realizadas  pela Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda e tem início na sexta-feira (14), a partir das 18 horas. Na programação, haverá apresentação do Afoxé Filhos de Oya, rituais e a primeira oferenda a Yemanjá. Já no sábado (15), as atividades começam mais cedo, a partir das 10 horas, com apresentações culturais, entrega de comendas, às 13 horas, colocação de oferendas a Yemanjá na janguada, às 16 horas, e a saída da jangada ao mar, prevista para 18 horas.
Na Praia do Futuro, a celebração é comandada pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum). Hoje a partir das 18 horas, acontece queima de fogos e apresentação do Centro do Pai Silvio. Durante toda a noite, haverá louvor a Yemanjá. Amanhã (15), a partir das 8 horas, um cortejo sairá  da Rua Castro e Silva, 920, e segue até a Praia do Futuro (na altura da Avenida Zezé Diego, 2551). Às 11 horas, haverá apresentação do Afoxé Acabaca, de Anderson Monteiro, entre outros.
Além de homenagear a “rainha dos mares”, a Festa de Yemanjá oferece visibilidade e proporciona a difusão de saberes do universo da Umbanda. Em Fortaleza, por ser sincretizada com Nossa Senhora da Assunção, Yemanjá é reverenciada na mesma data que homenageia a padroeira da capital, dia 15 de agosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário