Praça Jemaa-el-Fna em Marraquexe |
A 4ª edição da cimeira da Organização Mundial de Turismo (OMT) sobre “Turismo Urbano” irá decorrer nos dias 14 e 15 de Dezembro na cidade de Marraquexe, em Marrocos, sob o tema “reinventar o turismo urbano”.
As cidades são destinos turísticos cada vez mais importantes que atraem fluxos importantes de turistas ao longo de todo o ano. A OMT quer reinventar este turismo, seu posicionamento no mercado mundial, seu desenvolvimento sustentável e uma gestão eficaz dos seus destinos urbanos competitivos.
MARRAQUEXE – A cidade posiciona-se a nível mundial como um importante destino de turismo urbano: seu projeto urbano, património, paisagem, história, vida noturna, oferta cultural, festivais, eventos, e múltiplas ligações aéreas.
Em 2015, foi consagrada melhor destino pelo “Travellers Choices of Tripadvisor”; melhor destino de África 2015 na World Travel Awards; 6ª cidade do mundo onde melhor se come segundo o site americano Thrillist; incluída no top 25 das cidades onde melhor se come pela businessinsider (Marraquexe é a única cidade na África e no mundo árabe a constar desta lista); melhor destino de golfe 2015 de África, Países do Golfo e Oceano Índico pela Associação Internacional dos Operadores Turísticos de Golfe (IAGTO); Marrocos surge também no Top 10 dos destinos 2015 da Lonelyplanet; considerado destino mais cool pela revistas Forbes; terceiro país mais acolhedor do mundo segundo a “WORLD ECONOMIC FORUM”.
TEMAS - As três primeiras cimeiras (Istambul em 2012 ; Moscovo - 2013 e Barcelona - 2014), deram origem a uma plataforma interdisciplinar sobre a qual muitos destinos urbanos a nível mundial manifestaram uma compreensão profunda dos novos paradigmas do turismo urbano e adoptaram uma visão comum para adaptar-se à mudança.
Segundo a OMT, nesta 4ª edição da cimeira serão abordados os seguintes temas: Características do turismo urbano; Posicionamento do turismo urbano no mercado mundial; Desenvolvimento sustentável e gestão eficaz dos destinos urbanos competitivos enquanto sistemas complexos e plurais de fenómenos e redes económicas, sociais e ambientais: “a qualidade global da experiência vivenciada pelo visitante”; Organização espacial e renovação “das cidades turísticas”: “um turismo acessível a todos” e “gestão do património cultural”; Competitividade do turismo urbano; A incidência do sector dos congressos e dos megaeventos.
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