Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ROTA DO CAFÉ VERDE NO MACIÇO BATURITÉ SE ESTRUTURA PARA NEGÓCIOS E TURISMO

Seminário Jesuíta em Baturité
Um empreendimento que reúna as belezas de uma das serras mais charmosas do Ceará e que contemple tanto o turismo  como a gastronomia, o artesanato, o lazer e o agronegócio, através dos produtores de flores, café e frutas. Essa é a proposta da “Rota do Café Verde”, que começa a ser formatada pelo Escritório Regional do Sebrae.
O novo roteiro nasce na esteira de outro projeto que o Sebrae Ceará vem desenvolvendo na Região: o da revitalização do café sombreado. Plantado no meio da mata, embaixo de ingazeiras, em pequenas reservas de Mata Atlântica e em sistema agroecológico, o cultivo desse tipo de café tem inúmeras vantagens para o meio ambiente por não implicar na derrubada de árvores e não demandar muitos insumos, além de ajudar na preservação dos recursos hídricos por isso a denominação Rota do Café Verde – sustentabilidade em todo processo até chegar sua mesa.
Iniciado em 2013, hoje cerca de 60 produtores, principalmente dos municípios de Mulungu e Aratuba, entre pequenos e antigos, estão integrados ao projeto que vai se estender até 2016, com ações de conscientização, técnicas de manejo, combate ao desperdício, novas técnicas, melhoramento das técnicas de colheita e cultivo de espécies variadas de café. 
Em 2014, barristas foram levados pelo Sebrae à região para trabalhar, junto aos restaurantes e estabelecimentos de Gastronomia, as possibilidades de desenvolvimento de pratos e bebidas à base de cafés especiais. Para a articuladora do Escritório Regional do Sebrae, Fabiana Gizelle, a iniciativa tem o objetivo de trabalhar a cultura que já foi muito representativa na região. “O importante é que estamos trabalhando um produto de origem no Maciço, a partir da participação e interesse dos produtores locais”, afirma. 
ROTEIRIZAÇÃO - Uma das estratégias do processo de roteirização é estruturar produtos complementares valorizando assim a vocação natural da região ao mesmo tempo em que poderá tornar a região competitiva e não dependente de um único tipo de atrativo. Dessa forma, aumenta-se a permanência e possíveis gastos, bem como a diferencia de outros locais. 
A partir do processo de estruturação da Rota será possível apresentar um “cardápio” de possibilidades e produtos diferenciados que será capaz de impulsionar demanda para a região, e ainda, como prioridade, aumentar o tempo de permanência dos turistas no território. 
Localizada na Zona Norte do Ceará, a microrregião serrana do Maciço Baturité está a aproximadamente 120 km de Fortaleza e a uma altitude em torno de 865m, acima do nível do mar, o que proporciona um clima sempre ameno. A região possui, ainda, atrativos naturais preservados em Área de Proteção Ambiental, como cachoeiras, riachos, fauna e flora exuberantes, construções históricas e eventos temáticos. Neste cenário, o Escritório do Sebrae no Maciço de Baturité vislumbrou um novo produto turístico, gerando novas alternativas econômicas, sociais e culturais para as micro e pequenas empresas, comunidade local e visitantes. 
"A Rota do Café Verde” será de extrema importância para a valorização dos produtores e contribuirá para a sua permanência na região serrana. Ao preservar os cinturões verdes, este produto torna-se cada vez mais importante para a questão da sustentabilidade e, ainda, por auxiliar no fomento do turismo rural, oportunidade em que o visitante poderá conhecer desde antigos casarões às plantações de café e degustar drinks à base do nosso Café Verde.  Além disso, trabalhar com as propriedades rurais agrega valor à cadeia produtiva do agronegócio, potencializando atrativos e equipamentos turísticos na região”, resume. 
LANÇAMENTO OFICIAL - O SEBRAE Ceará em parceria com as Prefeituras Municipais de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti e os equipamentos integrantes da Rota – Museu Ferroviário de Baturité, Mosteiro dos Jesuítas, Sítios – Águas Finas, São Roque, Floresta e São Luís - Chocoberry - realizaram ontem, 19,  às 17 horas, no Hotel Seara, em Fortaleza, a solenidade oficial de lançamento oficial da Rota, ato que se  repetirá  na Praça Central de Guaramiranga   no próximo dia 27 do corrente,  às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário