A BH
Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, obteve na
última terça-feira (29) a liberação da Licença de Instalação (LI) do Terminal
2, pelo Conselho de Política Ambiental (Copam), do Estado de Minas Gerais.
A partir
da publicação da licença no Diário Oficial
do Estado, serão imediatamente iniciadas as obras de implantação do novo
Terminal, o principal projeto de curto prazo da concessionária, que irá
duplicar a atual capacidade do aeroporto para 22 milhões de passageiros/ano,
suficiente para suportar o incremento de demanda até 2023. A obra será
concluída em 2016.
A
concessionária irá investir R$ 750 milhões na implantação do novo Terminal de
passageiros, que terá uma área total de aproximadamente 47 mil metros
quadrados, distribuídos em quatro pavimentos. O método construtivo utilizará a
estrutura metálica em aço, revestimento interno e externo com isolamento
termo-acústico e uma grande área de pele de vidro com performance
termo-acústica. O projeto prevê também a interligação do novo Terminal 2 ao
Terminal existente (Terminal 1).
O novo
Terminal terá mais 17 novas pontes de embarque, o que irá ampliar o número
total de pontes no aeroporto para 26. Para maior conforto no deslocamento de
passageiros e usuários, serão instalados seis esteiras rolantes, nove escadas
rolantes e 18 elevadores. O acesso ao Terminal será construído em dois níveis,
para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros.
Serão
abertas mais de 1,8 mil vagas de estacionamento próximas ao Terminal 2, com
acesso fácil ao sistema viário. Além do Terminal 2, a concessionária BH
Airport irá ampliar o pátio de aeronaves em cerca 29 mil metros quadrados e
readequar os acessos para um mix de aeronaves mais atual.
EMPRESAS CONTRATADAS - Para a construção do Terminal 2,
a BH Airport contratou a Racional Engenharia, empresa que atua há 43 anos no
setor de construção civil. Para a fabricação e montagem da estrutura metálica
foi contratada a empresa Codeme, com unidades em Betim, Juiz de Fora (MG) e
Taubaté (SP).
O
gerenciamento das obras do Terminal 2 , foi contratado, por meio de
concorrência privada, o consórcio ControlTec/Figueiredo Ferraz, cujas empresas
possuem histórico de gerenciamento de obras e projetos no segmento
aeroportuário e simulares.
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