Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VERGONHOSA VERBA DE R$ 20 MILHÕES PARA TURISMO

Antonio José de
Oliveira - Abrajet CE
Quando um ministro, no caso o do Turismo brasileiro, Henrique Alves, chega a criticar o montante insignificante da verba, destinada a esse segmento socioeconômico e cultural, com abrangência, em todo o território nacional, ou seja, menos de 20 milhões de reais, é mesmo vergonhoso o que o Governo Federal, reserva para investir, na promoção do turismo brasileiro, interna e externamente.
O ministro Henrique Alves, sem cerimônia, divulgou a irrisória quantia, em seu discurso, durante a solenidade de abertura da 43ª Abav,  de 24 a 26 de setembro último, no Pavilhão do Anhembi, na capital do Estado de São Paulo,  como um grito de alerta aos que militam, nessa área, e dão o melhor que sabem pelo seu desenvolvimento sustentável.
Num bom português, 20 milhões é pouco. Isso, segundo o ministro do Turismo, fazendo uma analogia com o que investe o México, no último ano, isto é,  cerca de US$ 500 milhões para promoção e divulgação do país. Lembrou aos presentes que a Colômbia e o Equador investiram,  (investir é diferente de gastar), ao longo do citado período, tum total aproximado de 100 milhões de dólares cada um dos mencionados. Vergonha, para o Brasil, quando a vizinha Argentina aplicou 58 milhões de dólares.
Temos dito, em nossos comentários, que, apesar de parcos investimentos, na infraestrutura física, de suporte ao Turismo, e na divulgação de seu potencial, no Brasil e no exterior, esse segmento socioeconômico e cultural ainda não é levado a sério pelo Governo Federal e a prova está no dinheiro que é destinado para promovê-lo.
Bem! Um dia, quando o país sair dessa crise econômica e política (torcemos para que seja a curto prazo), as autoridades governamentais acreditem na força econômica, propriamente dita, do Turismo e invistam mais em suas ações produtivas e que tudo funcione a contento, para satisfação dos turistas brasileiros e estrangeiros, sem falar dos benefícios que a população desfrutará com o dinheiro arrecadado. Isso, porém, mediante a exploração racional e correta (profissionalismo em tudo, princípios éticos e transparência) de tão importante atividade, que impacta mais de 50 outras de forma direta e indireta.
É isso, aí, minha gente! É mostrando a escassez de recursos financeiros, que os governos federal,  estadual e  municipal investem no Turismo, que esperamos, um dia, sabê-los, em  maior volume, e usado, sem desvios para outros fins (sem corrupção), destacando nossa nação, perante as demais, que respiram turismo 24 horas, como França, Espanha, Alemanha, Itália, Estados Unidos da América do Norte e tantos outros.
 / Vice-presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário