Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

12º CAJU NORDESTE - CASCAVEL, O CENTRO DAS ATENÇÕES DOS POLOS PRODUTORES

O 12º CAJU NORDESTE deste ano mais uma vez será na cidade de Cascavel,  no período de 15 a 17 próximos. O evento é um dos maiores e que despertam mais interesse na região nordestina,  beneficiando os polos produtores de cajucultura. Uma iniciativa da
As manhã e tardes durante o importante encontro serão preenchidas com  Painéis Temáticos, Minicursos,  Clínicas Tecnológicas, Oficinas Técnicas e   Mesas Redondas. Haverá recepção festiva às caravanas de produtores rurais, oriundas de diversos municípios do Ceará e de outros estados da Região Nordeste.  
FEIRA DO CAJU – Num pavilhão com quarenta estandes serão  expostos, demonstrados e comercializados produtos, serviços máquinas e equipamentos relacionados com a  cajucultura. Este ano haverá, durante todo o evento, a demonstração de equipamentos de grande interesse para a cadeia produtiva do caju: máquina de corte automático de castanha de caju;  maquinário para instalação de uma minifábrica de cajuína;  implemento agrícola para a colheita automática da castanha de caju.
A Feira contemplará  ainda a apresentação de produtos agropecuários, oriundos da agricultura familiar, que são exploradas em consórcio com o cajueiro, como apicultura e a criação de pequenos animais. A comercialização é feita diretamente nos estandes da feira ou através de rodadas de negócios. Também são expostos e comercializados produtos do artesanato regional.
TROFEU  CAJU DE OURO –Durante a solenidade de abertura do Caju Nordeste haverá a entrega do Troféu Caju de Ouro, destinado às pessoas (agricultores, empreendedores agroindustriais, técnicos, pesquisadores e políticos) e às empresas e instituições públicas e privadas que se destacaram na realização de ações em prol do desenvolvimento da cajucultura. 
 Este ano, o primeiro da instituição, o Troféu caberá, por categoria, as seguintes personalidades e instituições:
1º Agraciado: Categoria Pesquisa – Equipe de Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita da Embrapa Agroindústria Tropical, Ricardo Elesbão Alves, Heloísa Almeida Cunha Filgueiras, Ebenézer de Oliveira Silva, José Luiz Mosca e Carlos Farley Herbster Moura. 2º Agraciado: Categoria Técnico – José Ismar Girão ParenteEngenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia com o trabalho: Estudos Fenológicos do Cajueiro no Litoral do Ceará. Cursos de Especialização: Administração de Empresas, Elaboração e Avaliação de Projetos, Metodologia de Pesquisa e Estatística, Administração em Ciência e Tecnologia. 3º Agraciado:  Categoria Produtor – Raimundo Everardo Mendes Vasconcelos. Produtor Rural, graduado em agronomia pela UFC em 1972. Atua na área de avicultura desde 1969 e na agropecuária, tendo o caju, seu principal produto, com uma área de 400 hectares em que todas as plantas são precoces. 4º Agraciado: Categoria Instituição – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR–CE. Instituição que tem a Missão de “Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira”.5º AGRACIADO: Homenagem Póstuma – Jaime Thomaz de Aquino, ex Presidente da CIONE – Companhia Industrial de Óleos do Nordeste. Morreu aos 91 anos no dia 16 de Abril de 2015.6º Agraciado:– Categoria Político – Dep. Estadual Manuel Duca da Silveira Neto (Duquinha).Estreou na política como Prefeito Municipal de ACARAÚ de 1977 a 1983. Foi eleito deputado estadual por cinco mandatos de 1987 a 2004. Autor da Lei 15.042 que instituiu o dia do Caju no Estado do Ceará; autor do projeto para alterar a Lei 13.096 e incluir o Caju na merenda escolar de todos os alunos do ensino na rede publica do Ceará.
CAJU SHOW – Festividades diversas e atrações artísticas e culturais animarão as noites dos participantes. O Caju Show será de  a responsabilidade do município anfitrião do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário