Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

FORTALEZA EM FESTA - MILHARES DE FOLIÕES CONTINUAM ALEGRANDO A CIDADE

O mês de dezembro é sinônimo de movimentação e descontração intensa em Fortaleza, em parte pela chegada de milhares de turistas, mas também pela movimentação da população da terra, com as comemorações natalinas e sobretudo, pelo Reveillon no Aterro da Praia de Iracema, no Mariana Park Hotel e nos mais tradicionais clubes da terra.  É referência, no mês, o Natal de Luz organizado pela CDL Fortaleza e a que a todos empolga pela programação na Praça do Ferreira até o dia 23, com fetejos natalinos diárias, shows e, coroando, o espetáculo que oferece o coral das crianças nos finais da tarde, executando emocionantes canções natalinas.
PRÉ-CARNAVAL, ALEGRIA CONTINUADA - A festa continua em Fortaleza por todo mês de janeiro, até o período carnavalesco.  Afora as atrações naturais do ano inteiro, com sol, mar e a proverbial alegria das noitadas, as apresentações dos blocos Unidos da Cachorra, Baqueta e Camaleões do Vila e outros mais, marcaram o início, na tarde do último sábado (09/01), da temporada do pré-carnaval. O Desfile dos Blocos de Rua na Praia de Iracema, iniciativa da Prefeitura da Capital, integra as movimentações do Pré-Carnaval de 2016. Com concentração na Caixa Cultural, as agremiações carnavalescas deram o tom da alegria e descontração pela Avenida Historiador Raimundo Girão até o Aterrinho, onde se apresentaram no palco armado. O som de frevos, marchinhas, sambas enredo e a batucada envolveu milhares de foliões.
O cortejo da folia foi-se formando aos poucos no local de concentração. Homens, mulheres e até crianças se envolveram no clima carnavalesco, promovido pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). 
Paralelamente ao desfile dos blocos oficiais, houve também participação independente, como as apresentações do Bons Amigos da Praia de Iracema, formada por moradores do bairro, e o Tamos Juntos, que saiu pela primeira vez, numa iniciativa da agência de publicidade Advance.
INÍCIO DO PRÉ-CARNAVAL – Ainda na sexta-feira (08/01), centenas de pessoas lotaram o histórico Mercados dos Pinhões para dar boas vindas ao período do Pré-Carnaval em Fortaleza.  A folia começou a ser garantida com um dos blocos mais queridos da cidade, o Luxo da Aldeia. Este mês, período do Pré, as apresentações acontecerão sempre às sextas-feiras (dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro), a partir das 19 horas.
Durante o Carnaval, o Luxo ainda se apresenta na sexta-feira (05/02) no Aterrinho da Praia de Iracema a partir das 20 horas, retornando ao Mercado dos Pinhões no sábado (06/02) e na segunda-feira (08/02), a partir das 17 horas.
O bloco surgiu em 2007, com o nome inspirado na música “Terral”, de Ednardo, e anima foliões com seu repertório, que presta homenagem a compositores cearenses de nascimento ou de coração, como Fausto Nilo, Lauro Maia, Luis Assunção, Ednardo, Paulo Gomes, Marcus Dias e outros. 
AMANHÃ, A FOLIA CONTINUA - Como está programado, amanhã Fortaleza continuará com muita animação e os foliões do Pré-Carnaval, ao lado de milhares de turistas, mais uma vez estarão desfilando em esfuziante alegria, levados por sambas e marchinhas dos antigos carnavais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário