Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

MUITAS FESTAS NOS 400 ANOS DE FUNDAÇÃO DE BELÉM

THEATRO DA PAZ
A cidade de Belém comemorou na terça-feira, 12, 400 anos de fundação, mostrando ser uma das capitais brasileiras mais charmosas e atraentes. As comemorações  festivas começaram logo na segunda-feira, 11. Fundada em 12 de janeiro de 1616, desde então a cidade mostra sua pujança como um dos mais importantes centros comerciais e culturais do Brasil. 
Surgida de povoação que se formou em volta da foz do Rio Amazonas, com o nome de Feliz Lusitânia, recebeu outras denominações, como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e, finalmente,  Belém.  Hoje é uma capital moderna, mas conserva como dádiva o passado. Teve seus altos e baixos, mas mostrou pujança no auge do ciclo da borracha, quando surgiram construções de luxo e de  alto significado, a exemplo do ainda hoje imponente Teatro da Paz. A tradição da terra se reflete no Mercado Ver o Peso, a maior feira livre da América Latina, museu vivo do comércio dos produtos da Amazônia. O Círio de Nazaré, no mês de outubro, é um dos maiores acontecimentos do turismo religioso do País, reunindo mais 2 milhões de fiéis todo ano, 
Para homenagear os 400 anos de Belém, as comemorações foram muitas e intensas. Houve queima de fogos e show de artistas da terra, com destaque para Fafá de Belém, Israel Novaes, Dona Onete e a banda Gang do Eletro. Os Correios lançaram, no Hangar do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, oito modelos de selos da série Maravilhas de Belém do Pará: a Estação das Docas, o Mercado Ver o Peso, o Theatro da Paz, o Forte do Castelo, a dança carimbó, o Círio de Nazaré e o açaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário