Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

TUDO PELO TURISMO EM 2016

ANTONIO JOSE DE
OLIVEIRA*
Ser ético, honesto e profissional é obrigação de todo jornalista, independentemente da área especializada. No Turismo, tudo deve ser praticado, com ética, profissionalismo e nada de se vender algodão por veludo, em se tratando de produtos, equipamentos, serviços e atrativos turísticos, quer os da natureza, quer os criados pelas mãos do homem. É que turista somente é enganado uma vez e, assim mesmo, reconhece e não volta mais ao polo visitado.
O intuito desse artigo, em mais um ano de atividades, em prol do turismo cearense, é chamar a atenção das autoridades competentes e do empresariado do ramo, para corrigirem as falhas ainda existentes, na prestação de serviços, direcionada ao turista. Persiste, embora a prefeitura de Fortaleza tenha recapeado e asfaltado avenidas e ruas, a malha viária continua danificada; monumentos e muros pichados; lixo (resíduos sólidos) nos corredores turísticos, nas praças, nas praias e em outros ambientes públicos.
   Neste comentário, vamos criticar o procedimento de alguns pseudo comerciantes, que, na ânsia de faturarem, na alta estação, o que apurariam, em 12 meses, estão explorando, descaradamente, os visitantes e, às vezes, vendendo algodão por veludo. Explorar o Turismo e não o turista. Na verdade, uma frase recorrente, todavia sempre é importante que a digamos, vezes seguidas, enquanto perdurar essa esdrúxula exploração. Assim, querem matar a “galinha dos ovos de ouro”.
Ah! Lembramos, ainda, não ser somente obrigação do Estado e das Prefeituras investirem na promoção dos potenciais turísticos de Fortaleza e do Estado e na infraestrutura de suporte ao turismo. A iniciativa privada pode e deve ser parceira em tudo o que contribuir para aperfeiçoar esse segmento econômico na capital e no interior.
Agora, vamos para a Segurança Pública. Por mais que as Polícias Civil e Militar, auxiliadas pela Guarda Municipal, trabalhem, com afinco, para reduzir o número de furtos, roubos de ve´culos automotores, de assaltos à mão armada, em plena via pública, no centro da cidade e na periferia, incluindo os assaltos a turistas, nativos e a organizações comerciais e bancárias, não devemos varrer essa podridão para debaixo do tapete, a fim de esconder fatos desagradáveis, para dizer que, em Fortaleza,na região metropolitana e em cidades interioranas, nada disso acontece.
Caro leitor, por incrível que pareça, a Segurança Pública, no Brasil, tornou-se um importante atrativo turístico, visto ninguém desejar visitar polos turísticos, nos quais percebe que poderá pôr em risco a sua vida, a de sua família e a de amigos. Fazemos, outrossim, abordagem a respeito de alguns transportes coletivos, como: táxis, ônibus, topiques, mototáxis, que não oferecem conforto e segurança aos usuários. Ousando um pouco, pedimos, ainda, a atenção da população, para que trate bem os turistas, pois deixam divisas, são responsáveis pela geração de empregos e distribuição de renda, sem falar da divulgação da cultura do povo cearense por esse mundo afora...
Bem! Para tristeza nossa, criticamos, também, a revoada, diariamente, de muriçocas, no aeroporto internacional Pinto Martins, fato desagradável para quem fica à espera da decolagem ou aterrissagem das aeronaves. Isso – repetimos – não condiz bem para uma cidade turística e que ocupa a mente das pessoas, fora do Ceará, quando desejam passar suas horas de lazer por essas bandas. As férias estão aí. Segundo previsão da Secretaria Estadual do Turismo do Ceará, até final de fevereiro, mais de um milhão de turistas visitará Fortaleza e algumas cidades do interior.
Por último, para não dizerem que só sabemos criticar, externamos elogios ao Governo do Estado, nas pessoas do governador Camilo Santana, do titular da Setur, Arialdo Pinho, grandes incentivadores do Turismo. Parabéns aos empresários do ramo, vistos, em parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, tornarem o Ceará-Turístico mais visível e desejado por centenas de milhares de brasileiros e estrangeiros. Obrigado pela leitura desse e de outros artigos que escreveremos no decorrer de 2016. Tudo, minha gente, com ética, profissionalismo e transparência, pelo desenvolvimento sustentável e solidário do Turismo do Estado do Ceará.
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário