Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2016

13 DE ABRIL - FORTALEZA, UMA JOVEM E MODERNA CIDADE DE 290 ANOS?

Anteontem, 13, a cidade de Fortaleza completou oficialmente 290 anos. A data sempre evoca a controvérsia quanto a data de sua fundação. As correntes se dividem, mas o fato é que, com 290 ou 412 anos, a alegre, cheia de sol e espraiada nos seus  573km de litoral, encravada no discriminado Nordeste, é uma festa constante. A alegria hospitaleira do povo, o turismo representado não apenas por céu aberto, verdes mares cantados por Alencar, o Beach Park nas suas vizinhanças, o Centro de Cultura Dragão, o Pirata com sua 2ª feira mais louca do mundo, o Mercado Central, o artesanato, a gastronomia e um sem número de atrativos são a marca de um dos maiores destinos procurados pelos brasileiros e estrangeiros. 
CONTROVÉRSIA - Oficialmente, Fortaleza completou 290 anos ontem, dia 1313. Mas a controvérsia sobre a data exata de fundação da cidade continua. Para o jornalista e historiador Geraldo da Silva Nobre “não houve maiores atenções com a povoação, constituída por moradores - principalmente soldados negros e índios - em torno do forte de Shoonenborck (depois passando a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, com o resgate pelos portugueses), construído por Matias Beck, e o de São Sebastião, erguido na Barra do Ceará, por Martins Soares Moreno”. Para ele, a data de 13 de abril de 1726, quando o povoado foi elevado à categoria de vila, com responsabilidade de município, é historicamente correta para a fundação da cidade. Assim pensa também Cristiano Câmara. Mas este afirma, com base em documentos, ser 17 de março de 1823 a data em que de fato a  cidade passou a chamar-se de Fortaleza de Nova Bragança, nome de logo rejeitado,  preferindo-se  a denominação da antiga vila. Depois da Proclamação da República, em 1889, a cidade perdeu o nome da casa imperial e passou a chamar-se de cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. 
Não obstante, o professor e historiador Adauto Leitão há tempos vem em campanha para retroceder o dia  exato da fundação da cidade. Pelas suas pesquisas, a capital cearense começou a ser povoada pelos portuguesas, sob o comando do capitão  Martim Soares Moreno.  No seu entender, a fundação aconteceu no dia 25 de julho de 1604, no local onde hoje está o Cuca Ché Guevara,  na barra ao  lado do Rio Ceara.  Na data houve o início da construção do Forte de São Tiago, ao lado do qual surgiu o povoado de Nova Lisboa.  
A luta do mestre ainda não logrou êxito, valendo o que está votado pela Câmara Municipal. 
COMEMORAÇÕES – Para marcar o acontecimento a Prefeitura organizou uma programação cultural diversificada que movimentou vários pontos da Cidade, iniciada no dia 12 e só concluída hoje, 15.  Os vários espetáculos contaram com artistas como Alceu Valença e Waldonys, além do show “Para Cantar Fortaleza”, com participação especial de vários artistas cearenses.
Na terça-feira, 12, a banda Rainhas da Farra se apresentou à noite, na Areninha do Pirambu, no encerramento da 1ª Copa das Areninhas. No dia do aniversário da Cidade, quarta-feira, Alceu Valença, Waldonys e nove artistas cearenses movimentaram à noite o com um show de grandes sucessos da MPB, levantando a multidão no Aterrinho da Praia de Iracema. Com direção musical de Cristiano Pinho, nove artistas cearenses apresentaram nova edição do show “Para Cantar Fortaleza”, na abertura do show. Estiveram no palco os cantores Lorena Nunes, Lucinha Menezes, Levi Castelo Branco, Vitoriano, Felipe Cazaux, Roberto Viana, Marcus Café, Pingo de Fortaleza e as bandas Veronika Decide Morrer e Selvagens à Procura de Lei.
A Prefeitura de Fortaleza também ofereceu programação musical nos Mercados dos Peixes e da Aerolândia. Ontem, a partir das 20h, o músico Tarcísio Sardinha e a banda Fortaleza Folia fizeram a festa no Mercado da Aerolândia e hoje, Camila Marieta e o grupo Cordas animam a noite no Mercado dos Peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário