Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2016

PARABÉNS, “LOIRA DESPOSADA DO SOL”

Antonio Jose de Oliveira
Por ter a capital do Estado do Ceará completado, no dia 13 de abril de 2016, os 290 anos de elevação do povoado à condição de vila, em 1726, foi Dom Pedro I, em 1823, que elevou Fortaleza à categoria de cidade. No artigo de hoje, fazemos uma declaração pública de xodó e amor pela “Loira Desposado do Sol, segundo a denominou o imortal poeta cearense, Paula Ney, ( considerado o primeiro humorista do Brasil, falecido há muitas décadas na cidade do Rio de Janeiro. 
Acredita, leitor, tratar-se de um bem enorme, descomunal mesmo, verdadeira paixão por uma bela loira. O amor é demais! Afinal, sempre nos seduziu. É irresistível mesmo! Antes dela, somente outras lindas mulheres, a minha amada esposa, Lêda Maria Soares Viana, e a filha Arusha Kelly de Oliveira. Mas, esta loira, minha gente, é a amada Fortaleza de Nossa Senhora  da Assunção, padroeira da capital do Estado do Ceará. 
Bem! Com o passar dos anos, Fortaleza foi crescendo, crescendo, até se transformar nessa linda “Loira Desposada do Sol”, que, a cada dia, continua atraindo turistas e cativando seus habitantes. 
Verdade seja dita: tornou-se uma metrópole, porém é a cidade mais hospitaleira do Brasil, sem desmerecer as demais, cujo povo busca sempre o diálogo e a aproximação com pessoas de outras plagas. Frise-se que o cearense é, reconhecido, nacionalmente, um povo hospitaleiro, descontraído e que adora receber visitantes, independentemente de raça, classe social, credo religioso, político e de que país vier.
A cidade de Fortaleza começou a nascer, como povoado, em torno do Forte de “Schoonemborck, à margem do riacho Pajeú, forte este construído pelos holandeses durante a invasão comandada por Matias Beck. De um forte evoluiu para cidade, onde surgiu a denominação de Fortaleza de N. S. da Assunção, vila caracteristicamente portuguesa, administrada pelo capitão-mor Manuel Francês. 
Mas, explique-se, aqui, que a primeira tentativa de colonização do Ceará ocorreu, em 1603, por Pero Coelho de Sousa. Já, em 1607, chegaram ao Ceará dois jesuítas, os padres Francisco Pinto e Luís Figueira, em missão religiosa.
Reza a História, sobre o Ceará, que, após alguns anos, em 1637, os holandeses invadiram o povoado da Barra do Ceará, dominando o Forte de São Sebastião, permanecendo, até 1664, quando foram massacrados pelos índios.
Agora, deixe-se de lado o nascimento da “Loira Desposada do Sol” e fale-se de sua juventude, embora tenha completado 290 anos de fundação. Atualmente, Fortaleza continua lindérrima, todavia sua vestimenta, em algumas partes, encontra-se esfarrapada, suja, o que denigre a sua imagem de cidade-mulher sedutora e de um “Tchan”, fora de série, irresistível mesmo. 
Com 2,5 milhões de habitantes, (grande parte da população veio do interior do Estado para a capital) provocou um “inchamento” da metrópole, proliferando as favelas e, devido à falta de saneamento básico, na periferia, a “Loira” está despenteada, maltrapilha e causando dó a quem a conhece, ao visitar os bairros distantes.
A Prefeitura Municipal de Fortaleza preocupa-se com os problemas da cidade, contudo precisa cuidar melhor de suas praças, ruas, avenidas, monumentos e outros logradouros públicos. Por exemplo, a camada asfáltica, em diversos trechos, é uma buraqueira, inclusive nos corredores turísticos, onde é dada maior atenção.
Bem! Seria injusto, se não desse os parabéns aos dirigentes municipais, sobretudo ao Prefeito Roberto Cláudio, pela importante promoção, no aniversário de Fortaleza, ou seja, os eventos, em homenagem à nossa amada e idolatrada “Loira”. 
Numa homenagem à “Loira” (Ah! Como amo esta “Loira” danada de gostosa!), faço um apelo: caro prefeito Roberto Cláudio, sua administração precisa ser mais eficiente e com resultados eficazes. 
Agora, com todo o respeito, acredito que, como foi divulgado, na sua campanha política, dará a volta por cima e embelezará a “Loira Desposada do Sol”. Cuide dela, prefeito. Ademais, ela é minha amante-amada e de todos os seus habitantes. Parabéns, Fortaleza, o xodó da minha vida!
Antonio José de Oliveira
Presidente em exercício da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário