Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2016

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE - 2ª FEIRA O SEMINÁRIO POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

No   auditório Auditório Gervásio  Pegado, da CDL Fortaleza, a partir das 7 horas da próxima segunda-feira,, acontece importante evento que certamente é do interesse das autoridades e da sociedade em geral. É a 3ª edição do Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos,  que  se unirá a rede global pela preservação do meio ambiente, debatendo com autoridades do setor e, diante do desafio que é proteger o meio ambiente, apresentar  o papel da sociedade em agir de forma integrada para conseguir as mudanças necessárias e implantar novas referências no trato da produção e do consumo, coleta do lixo, sua destinação correta e reuso, logística reversa, tudo focado na análise do ciclo de vida do produto e da responsabilidade compartilhada para com o meio ambiente.
Na solenidade de abertura, marcada para as 8 horas, as boas-vindas aos participantes do evento serão dadas pelo presidente da CDL Fortaleza, Severino Ramalho Neto. Em seguida, falarão o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno; o Secretário das Cidades do Estado do Ceará, Lucio Ferreira Gomes; e o representante da APRECE, Expedito José do Nascimento; e o Prefeito de Fortaleza. Em seguida, haverá a Palestra Magna, Roberto Cláudio Bezerra. A palestra magna estará a cargo do Deputado Sarney Filho, que abordará o tema “Avanços e desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos”. 
A programação do seminário reserva para, de 11h às 13h, a Mesa, com o tema “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos sob diferentes olhares”. Será Presidente e palestrante Alceu Galvão, Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Em seguida, a palestra “ Gestão Integrada de Consórcios de Sobral e Limoeiro”, a cargo da Dra. Maria Jacqueline Faustino do Nascimento, do Ministério Público do Estado do Ceará, Promotora de Justiça e Coordenadora do CAOMACE. Em seguida, a fala sobre “Lições da experiência internacional para a efetividade da PNRS, Consultor de Portugal, Rui Marques, e Tarcísio de Paula Pinto – Mestre e Doutor pela USP e Diretor da I&T Gestão de Resíduos. 
Após o almoço, de 14h às 16h, a programação será a segunte:
Mesa: Investimento público e privado em resíduos sólidos: Grupo Solvi – Carlos Ferreira; Grupo Marquise – Hugo Néri; BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial – Martin Raiser, Diretor, Ministério do Meio Ambiente, CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina – Víctor Rico, Diretor Representante no Brasil. 
De 16h às 16h40min, haverá apresentações de cases e apresentação da Unilever. Das 16h40min às 18h30min, Mesa: Experiências municipais de coleta seletiva e reciclagem. Presidente da mesa e palestrante: Águeda Muniz, Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza; Prefeitura Municipal de Crateús – Márcia Andrade – Secretária de Meio Ambiente de Crateús; Prefeitura Municipal de Redenção/Sindverde – Marcos Albuquerque; Projeto Ecoponto. Palestrante: Rita Bezerra, Presidente do Instituto para Desenvolvimento das Cidades; palestrante: Charliane Morais, Presidente da COOPMARES. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário