Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2016

ATÉ SETEMBRO, A ANAC ATUARÁ EM DEZ AEROPORTOS

A Agência Nacional de Aviação Civil já se organizou para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Desde a  terça-feira,  19, e até 22 de setembro, a Agência tem o time de servidores para a Operação Rio 2016.  O principal objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade do transporte aéreo durante os eventos, assim como ocorreu durante a Copa FIFA 2014. Os aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Pampulha (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM) vão contar com reforços na fiscalização e na orientação para receber cerca de dois milhões de passageiros, entre atletas, membros de delegações e turistas que devem chegar ao país.
Aproximadamente 500 servidores da ANAC atuarão em duas frentes: na difusão de informações sobre os direitos dos passageiros e na intensificação da fiscalização dos serviços prestados à sociedade pelas empresas aéreas e concessionárias de aeroportos.  O número de aeronaves durante os jogos deve aumentar significativamente, sobretudo com relação à aviação geral, que terá seu ápice nas cerimônias de abertura e encerramento.
Estimativas do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), da Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), apontam que somente no dia da abertura do evento (05/08), os aeroportos do Rio registrem entre 900 e 1.000 movimentos de aeronaves executivas.
ACESSIBILIDADE - Uma preocupação importante da ANAC, e que mereceu esforços contínuos com operadores aeroportuários, empresas aéreas e órgãos parceiros, é no acolhimento dos Passageiros com Necessidade de Atendimento Especial (PNAEs). Para os Jogos Paralímpicos são esperados cerca de quatro mil atletas, reforçando o desafio histórico de acessibilidade nos aeroportos brasileiros. Pensando nisso, a SAC, a ANAC e a Secretaria de direitos Humanos (SDH), do Ministério da Justiça e Cidadania, elaboraram o Projeto Acessibilidade, cuja intenção é treinar e capacitar o exercício humanizado aos (PNAEs) pensando especialmente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A SAC, ANAC, SDH, representantes das companhias aéreas, operadores aeroportuários e associações debateram procedimentos, qualificação de recursos humanos e processos de embarque e desembarque para esses passageiros, realizando inclusive diversas simulações nos principais aeroportos do país. Para os PNAEs, a ANAC produziu uma cartilha especial, em tamanho ampliado, para atender aos passageiros com baixa visão, e voltada exclusivamente para esse público. Acesse o conteúdo do Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário