Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2016

ESTÁ CHEGANDO O DIA - PARATY FOI A PORTA DE ENTRADA DA TOCHA OLÍMPICA NO RIO

Num périplo de ampla fraternidade e muita vibração, iniciado no dia 21/04, em Olímpia, a 300km de Atenas, na Grécia, a Tocha Olímpica, símbolo maior dos Jogos Olímpicos Rio 2016, está mostrando um Brasil bonito e repleto de atrações, seja nos confins do Chuí ou na outra ponta, Oiapoque. Além de despertar o povo para a grande riqueza do país, a Tocha é a arauta maior na apresentação do que possuímos em turismo e gente bonita e de destaque em todos os cenários. O Símbolo está chegando ao seu percurso final, quando iluminará de vez o Maracanã, na esperada solenidade majestosa que iniciará a maior festa esportiva mundial. 
A PORTA DE ENTRADA SE APRESENTA - A cidade de Paraty foi anteontem, 27, a porta de entrada da Tocha Olímpica no Rio de Janeiro, rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016. A singela e atraente cidade, em momento de tanto significado, mostra mais uma vez não ser apenas a capital que oferece roteiros imperdíveis de sol e praia. Ela é um exemplo de que, como outros destinos no Estado, possui tesouros vários, grandes atrativos turísticos, além de praias belíssimas. A cerca de 250 quilômetros da capital carioca, a rústica e charmosa Paraty é um dos destinos preferidos de turistas brasileiros e estrangeiros. 
O Centro Histórico de Paraty, que remonta ao período colonial, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) como Patrimônio Nacional. Lá, veículos não podem transitar. Para conhecer a cidade, apenas de charrete ou a pé. As ruas formadas por pedras irregulares, conhecidas como pé-de-moleque, parecem não intimidar crianças nem idosos, que caminham com naturalidade e admiração pela cidade que respira cultura, artesanato e gastronomia.
No passeio pelo centro, os turistas podem observar as fachadas coloridas dos sobrados, além de conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja do Rosário, a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra, instalado na Igreja de Santa Rita. As peças – de barro e madeira –, expostas no museu, contam a história de Paraty. Outro atrativo de destaque é o Forte Defensor Perpétuo, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.
A vida noturna de Paraty também vale a pena ser citada. À noite, os bares e restaurantes posicionam suas mesas nas ruas e calçadas para receber os visitantes. A iluminação e a música, muitas vezes ao vivo, completam o clima de requinte e animação.  Além do centro histórico, a cidade reúne ainda cachoeiras, ilhas, reservas e belas praias. Uma delas é a Praia do Pontal, de mar tranquilo, próprio para banho e passeios de caiaque.
Pegando a BR-101, sentido sul do estado, está Trindade, um complexo de praias incríveis com águas calmas e cristalinas. O acesso exige paciência, já que a estrada é estreita e cheia de curvas sinuosas. Logo na chegada da via com acesso à carro está a praia do Cepilho, perfeita para surfistas. Quando a maré está baixa, e o mar calmo, famílias tomam contam do espaço.
Um pouco mais à frente, na Praia do Meio, os visitantes podem ir de lancha para as deliciosas piscinas naturais. Para aproveitar o máximo da claridade natural, o melhor horário para ir é entre 11h e 13h. E, para os que não se importam em madrugar, a dica é ver o nascer do sol na Praia do Jabaquara, um cenário inesquecível.
ÚLTIMOS DIAS DO REVEZAMENTO DA TOCHA
De acordo com a programação das Olimpíadas, será este o roteiro a ser percorrido pela Tocha até a véspera da competição: 

Hoje, 29 -  Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul, Três Rios, Petrópolis. Amanhã, 30, - Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo. Domingo, 31 -  Cordeiro, Itaocara, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Macaé. Dia 01/08 – Rio das Ostras, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio. Dia 02– Saquarema, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói. Dia 03– Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Nova Iguaçu.  Dia 4 - Rio de Janeiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário