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sexta-feira, 29 de julho de 2016

O PINTO MARTINS É O 2º MELHOR AEROPORTO DO NORDESTE

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), foi considerado o segundo melhor da região Nordeste, atrás de Recife (PE), de acordo com o boletim do 2º trimestre de 2016 da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Na avaliação dos passageiros, o terminal melhorou em 29% o custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes, passando de 2,33 para 3,32 em comparação com o mesmo período de 2015. A pesquisa também revelou que, no quesito quantidade e qualidade desses estabelecimentos, o terminal foi o único a atingir a meta nacional de desempenho estabelecida pelo governo, com nota 4,01. O objetivo é manter as médias acima da nota 4, em uma escala de 1 a 5.
O terminal liderou no item disponibilidade de tomadas (4,62) e, em um espaço de um ano, evoluiu 13% na percepção da qualidade da internet/wi-fi, que passou de 2,93 para 3,37. Em contrapartida, a menor nota atribuída ao aeroporto foi para o custo-benefício do estacionamento (2,57).
A PESQUISA – Os 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros da aviação regular no Brasil mantiveram o nível de 86% de aprovação no 2º trimestre de 2016, segundo resultados da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. 
Após um ano, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), voltou a ser apontado como o melhor terminal do País, com nota 4,64. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) ficou em segundo lugar, com nota 4,44; seguido por Guarulhos (SP), com 4,40; Recife (PE), com 4,36; e Viracopos (SP), com 4,34. Entre os aeroportos que mais evoluíram em relação ao mesmo período do ano passado, estão Guarulhos (8,8%) e Santos Dumont (8,6%), duas das principais portas de entrada para a Olimpíada e Paralimpíada.
NOVA METODOLOGIA – Desde 2013, a Secretaria de Aviação Civil divulga trimestralmente a pesquisa permanente que mede a satisfação dos passageiros em itens de infraestrutura, atendimento, serviços e gestão aeroportuária. A medição é realizada nos 15 principais terminais do Brasil, responsáveis por 80% do movimento de passageiros da aviação regular no País.
Após mais de três anos, a Secretaria reformulou a metodologia aplicada e retirou ou substituiu alguns indicadores, reduzindo de 48 para 38 os itens de medição. Por outro lado, alguns indicadores foram incluídos ou alterados: a qualidade de informação prestada por funcionários das companhias aéreas e a disponibilidade de vagas no estacionamento são duas delas.

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