Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2016

OUSADA PROPOSTA PEDAGÓGICA - UMA SEMANA VARIADA NO “FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA”

Música nas salas, nas ruas, nas praças, em todo lugar. Música em todos os sentidos. Com o objetivo de provocar professores, alunos e público em geral a criar livremente e se expressar com os sons, o Festival Música na Ibiapaba, principal evento de formação musical no Ceará com foco em música popular e responsável por revelar várias gerações de novos artistas, chega à 12ª edição de 23 a 30 deste mês. . 
Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado, com organização da Fundação Educacional Silvestre Gomes, entidade parceira selecionada via edital, o Festival Música na Ibiapaba se destaca pela proposta pedagógica ousada e pela presença de professores de excelência, entre grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, um incentivo à qualificação técnica dos participantes e a multiplicação de espaços para o aprendizado musical. 
Nesta edição o festival tem na Comissão Organizadora a secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes, a coordenadora de Ação Cultural da Secult, Valéria Cordeiro, e Eliza Gunther, integrante da Fundação Educacional Silvestre Gomes. A curadoria ficou a cargo de Consiglia Latorre, cantora, professora de música popular e docente do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e Lu Basile, pianista, regente e docente do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará  (Uece) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 
GRANDES MESTRES DA MÚSICA - Este ano, serão 1200 vagas, divididas por um público estimado entre 400 e 600 estudantes participantes, cada um se inscrevendo para de duas a três das cerca de 50 atividades ministradas nas 10 cidades. A programação formativa inclui oficinas, palestras, workshops e rodas de conversa com professores convidados. As atividades serão conduzidas por 34 professores e músicos da cena cearense, além de convidados de outros estados, como o pianista Rafael dos Santos, de São Paulo, e Daniella Gramani, professora de canto popular da Universidade Federal da Paraíba.
OFICINAS - Como em Viçosa do Ceará, haverá também importantes oficinas em Sobral, Ubajara, Ipu, Tianguá,  Carnaubal: São Benedito,  Guaraciaba do Norte, Croatá e Ibiapina. 
O Grupo Uirapuru fará workshop de experimentação com instrumentos de barro e objetos sonoros em Viçosa do Ceará. Quem também realiza workshop é Rafael dos Santos, que discorrerá sobre Música Brasileira para os participantes em Sobral. A professora convidada Daniella Gramani, da Paraíba, fará em Tianguá o workshop "Rítmica", com foco no estudo da rítmica através de sua prática por meio de uma proposta lúdica que transcende o enfoque e a dependência do compasso.
O XII Festival Música na Ibiapaba é uma promoção da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), tendo a Fundação Educacional Silvestre Gomes como entidade parceira selecionada via edital. Organização: W10 Produções e Eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário