Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2016

ROTA DAS FALÉSIAS - LITORAL LESTE, ENCANTO COM CENÁRIOS DE CORES

É amplamente conhecido do mundo o extenso litoral do Ceará, com nada menos de 573 km  de praias, todas elas exaltadas pela beleza das molduras de verdes coqueirais em reentrâncias, alvas areias, ventos e mar convidativos para um bom lazer ou prática de esportes.  O litoral oeste, com as já afamadas Cumbuco, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Baleia e Icaraí de Amontada, sempre foi muito procurado internacionalmente pelos amantes de uma vida descontraída em cenários de grandes dunas, caso de Jeri e Tatajuba, ou  pelos praticantes de parapentes, do surf  e Kitesurf.
Mas antes de serem badaladas as cidades e praias do litoral leste ou Costa Solnascente, Canoa Quebrada, no Aracati, já despertava o interesse de turistas internacionais, não apenas por atrativos naturais, mas especialmente pela forma descontraída como podiam passar momentos de muita satisfação. Nos últimos anos, toda faixa desta costa, vem oferecendo um turismo de alta qualidade, que não fica só nas praias mas atingem locais outros dos municípios.
ENCONTRO PARA FORTALECER - “Ter a Rota das Falésias consolidada nacionalmente sendo reconhecida como o melhor destino de sol e praia, ofertando produtos e serviços de qualidade, com preço competitivo e recursos naturais únicos”. Com este objetivo, na última sexta-feira,19,  a partir das 17 horas, na sede do Sebrae/Fortaleza, houve movimentado encontro para fortalecer a parte do litoral cearense. A denominação de fantasia na ocasião lançada oficialmente para os oito municípios integrantes da Rota em si já é sugestiva para locais de tantas belezas naturais e fatos históricos de ilustram o Ceará.
Autoridades, técnicos do Sebrae, “experts” em turismo e empresários apresentaram estudos e sugestões para estruturação objetiva, fortalecimento, promoção e comercialização dos oito municípios integrantes da Rota das Emoção. A reunião, sob a presidência do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto Gurgel, contou com  empresários cearenses e do Rio Grande do Norte, entre eles Mamede Rebouças, Luziário Batalha e Darlan Leite, este proprietário dos excelentes hotéis Praia das Fontes e Coliseum, em Beberibe. Com propostas de investir sério na Rota, também lá estiveram Cleiton Armelin, diretor de Produtos Nacionais da CVC, e o gerente de operações da Gol, Roberto Wagner.   
ATRATIVOS DA ROTA – Alguns municípios que fazem parte da Rota das Falésias – Cenário de Cores, há algum tempo já são bastante conhecidos dos turistas de fora. Agora, contudo, com estruturação adequada nos 215 km, apresentam-se como prontos para oferecer  melhores dias de lazer.  Partindo de Fortaleza, são eles:  
EUSÉBIO – Fica a 24 quilômetros de Fortaleza. É o único que não tem mar. No início da Rota, oferece
grande área verde com muitos sítios. Lá estão as lagoas do Parnamirim, do Eusébio (Polo de Lazer), da Precabura e o rio Pacoti. Seu carros chefes são o autódromo internacional Virgílio Távora e o kartódromo Júlio Ventura.
AQUIRAZ – A primeira capital do Ceará fica a 32 km de Fortaleza. É repleto de referências turísticas,  na sede e nos distritos de Camará, Caponga da Bernarda, Jacaúna, João de Castro, Justiniano de Serpa, Patacas e Tapera. É do município o Porto das Dunas, local do internacional Beach Park e vários empreendimentos turísticos. No Centro Histórico, com lembrança do barroco da velha cidade, está o Museu Sacro São José de Ribamar. No litoral, as praias do Iguape, Porto das Dunas, Prainha, Marambaia, Barro Preto e Batoque. As grandes festas de fundação da cidade, do padroeiro São José, a Feira Metropolitana do Artesanato, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e o Festival de Dança do Coco são motivações para receber turistas. 
PINDORETAMA – Não é um município grande nem de muita população. Mas a vida descontraída dos seus habitantes, o dia a dia da cidade, principalmente no Mercado e na praça da Matriz, as festas religiosas
Como da Padroeira e das Santas Missões, o Festival PindoreCana, os engenhos de cana-de-açúcar são oportunidades para bons momentos de lazer. 
CASCAVEL – Tem polo industrial  desenvolvido. A Feira de São Bento é tida como a segunda maior feira ao ar livre do Brasil. O turismo é uma das grandes fontes de renda do município, em razão da Feira e as belezas naturais das praias de Águas Belas, Barra Nova, Barra Velha, Balbino e Caponga
BEBERIBE – A maior vocação é mesmo o turismo, pelas belas praias, com destaque para a Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes, onde está o Monumento Natural das Falésias de Beberibe. A Lagoa de Uruaú é centro de convergência dos turistas. Também se destaca pela excelência da rede hoteleira. 
 ARACATI – Às margens do Rio Jaguaribe, com o núcleo urbano da sede do município tombado IPHAN como patrimônio nacional,  é tida como a terra que faz o melhor carnaval do Ceará e o terceiro maior do Nordeste. É bastante elogiada pelas suas praias,  como Majorlandia e Quixaba. Canoa Quebrada, identificada há anos pela Lua e estrela esculpidas numa falésia,  sem dúvida foi e é ainda uma atração para turistas de todos brasileiros e estrangeiros,  As noites são calientes, principalmente na sua Brodway, ponto obrigatório de reunião dos boêmios.
FORTIM – Às margens do Rio Jaguaribe, o município é um dos melhores para a prática de esportes náuticos, como passeios de barco, lancha e jet ski. Com a série de canais e ilhas  que possui oferece amplas condições para pesca e esportes. 
A 6 km de Fortim fica a praia Pontal do Maceió, com condições para muito lazer e momentos para de saborear gostosos pratos de frutos do mar nas  barracas de praia. As praias do Canto da Barra e a das Agulhas são também muito procuradas. 
O parque ecológico do Fortim tem piscinas de água doce e salgadas, toboáguas e proporciona oportunidade para passeios de barco pelas ilhas do rio Jaguaribe e restaurantes.
ICAPUÍ - O mais oriental município do Ceará, de rica beleza natural, está conurbado com o litoral de Tibau, no vizinho  Rio Grande do Norte. Tem no turismo umas das suas fontes de renda devido as belezas naturais ao longo da extensa faixa litorânea, como as praias Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Perobas, Picos, Barreira, Requenguela, Barra Grande, 
GASTRONOMIA E MEIOS DE HOSPEDAGEM – Ao longo das 35 praias classificadas, nos 215 km de litoral,  a Rota das Falésias está em ótimas condições para receber turistas sofisticados ou não e que amem uma vida saudável, com bons atrativos. Todos os sete municípios são referências em possuir uma culinária de primeira qualidade, voltada especialmente para os frutos do mar. Restaurantes especializados não faltam. Muitos são os festivais gastronômicos que realizam.  Somam 297 os locais capazes de oferecer alimentação saudável. 
Em relação a meios de hospedagens, pode-se afirmar que a Rota tem amplas condições de receber turistas das mais variadas classes sociais. São apontados, por exemplo, como dos mis categorizados da região nordeste, os seguintes hotéis e resorts: Acqua Beach Park Resort, Suítes Beach Park Resort, Aquaville Resort, Dom Pedro Laguna Beach Villas and Golf Resort, Hotel Jangadeiro,  Hotel  Parque das Fontes, Coliseum Beach Resort e Oceani Beach Park Resort.
Ao todo, há 203  meios de hospedagem, com 12.247. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário