As obras do Anel Viário devem ser retomadas no início de 2017. A expectativa é que o lançamento da licitação para finalizar os trabalhos aconteça em novembro deste ano. O Governo do Ceará, através da Secretaria da Infraestrutura, está trabalhando em conjunto com o DNIT para finalizar a elaboração do processo de aprovação do anteprojeto e do certame, que deve ser como Regime Diferenciado de Contratação Integrado – RDCI. Esta modalidade permite que a vencedora assuma todas as etapas da obra, do projeto básico à execução.
O Anel Viário tem 32 km de extensão, começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), CE-065 (Maranguape) e BR-020 (Caucaia), indo até avenida Mister Hull (BR-222, também em Caucaia). A obra foi paralisada, em dezembro de 2015, devido à rescisão de contrato com a empresa construtora. Outro impasse para que os trabalhos não fossem concluídos, foram as questões de desapropriação..
Até o momento foram concluídas as pontes localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, e quatro viadutos. São eles: entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte. A pista duplicada é em pavimento de concreto, mais resistente e com maior durabilidade. A existente possui 11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será triplicada. Serão 16,5 metros de um lado e 16,5 metros do outro, totalizando 33 metros.
A reforma do Anel Viário permitirá a melhoria de tráfego na Região Metropolitana da Capital, principalmente em Maracanaú, por conta do Distrito Industrial e da Ceasa, Maranguape e Caucaia, que atualmente sofrem com os congestionamentos. A duplicação também é parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém.
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