Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O TURISMO RELIGIOSO MOVIMENTA A ECONOMIA DO PAÍS

O povo brasileiro, na grande maioria, é muito religioso. A fé está enraizada na cultura do país desde sua formação, e mobiliza a vida das pessoas até os dias de hoje. O Brasil dispõe de diversas opções de destinos religiosos, que atraem não só o público nacional, mas também visitantes do mundo todo, e apresenta, a cada ano, números mais expressivos nesse segmento. Dados do Ministério do Turismo  demonstram que esse setor específico movimenta em torno de 15 bilhões de reais anualmente, evidenciando sua importância para a economia nacional, sobretudo em tempos de crise.
EVENTOS AQUECEM ECONOMIA -  Levantamento realizado pelo MTur mostrou que mais de 340 municípios brasileiros promovem eventos que envolvem a fé, totalizando 96 eventos religiosos, entre eles pontos de peregrinação de fiéis e celebrações que atraem milhares de visitantes. Apropriaram-se eles de aspectos religiosos regionais e os transformaram em produtos turísticos, gerando uma fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O turismo religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional, que gira em torno de 492 bilhões (MTur). Dados do SEBRAE revelam que esse segmento tem impulsionado economias locais e atraído pequenos negócios, além de movimentar setores da indústria, comércio, serviços e artesanato, gerando emprego e renda no país, e, tornando esse, um dos segmentos mais promissores do turismo nacional.
AS MAIORES PEREGRINAÇÃO E CELEBRAÇÕES - A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, é sem dúvidas um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil, pois abriga um dos maiores templos católicos do mundo: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, e recebe cerca de 10 milhões de peregrinos por ano. Entre os destinos que mais recebem fiéis e romeiros também estão as cidades de Santa Cruz (RN) que abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia; Trindade (GO), conhecida pela grandiosidade da Festa do Divino Pai Eterno, que atrai cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano; e Juazeiro do Norte (CE) que recebe cerca de 2 milhões de devotos de Padre Cícero por ano. além das tradicionais visitas às cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto e Salvador.
Na região Sul a cidade de Nova Trento (SC), onde estão os Santuários Madre Paulina - considerada a primeira santa brasileira, e Nossa Senhora do Bom Socorro, recebe 840 mil turistas anualmente. Um dos pontos turísticos mais consolidados no seguimento religioso no Brasil é o Estado do Pará, que se destaca por abrigar duas grandes celebrações: a Marujada para homenagear São Benedito, que reúne cerca de 80 mil pessoas em dezembro, na cidade de Bragança, e o Círio de Nazaré, em Belém, considerada a maior manifestação religiosa católica do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário