Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

PREFEITOS: UM OLHAR DIFERENTE PARA O TURISMO

Antonio José de Oliveira
Janeiro é o mês em que novos prefeitos assumirão seus cargos, iniciando, assim, gestões em quase dois mil municípios, detentores de atrativos turísticos, dos 5.568 em todo o Brasil. Alguns foram reeleitos; outros administrarão suas comunas pela primeira vez. Há, também, aqueles que já foram prefeitos e retornam ao batente como dirigentes-mor de seus municípios. 
Bem! A todos eles, fazemos um indispensável apelo (na qualidade de jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional do Ceará -  e que, há mais de 3o anos, escreve sobre assuntos turísticos). Nossa reivindicação é que se interessem um pouco mais pelas atividades turísticas e invistam neste segmento econômico. Em agindo assim, carrearão recursos financeiros para os cofres municipais, gerarão mais empregos e divulgarão o que existe de belo, útil e agradável em suas localidades.
Lembrem-se, caros prefeitos, recém-eleitos, de que é preciso investir na infraestrutura de suporte ao turismo e na promoção do potencial turístico, visto, por mais atrações de que disponha um polo turístico, sem vias de comunicações (telefonia, transportes, estradas etc.), hospedagem e divulgação, é difícil atrair turistas. Outra preocupação dos gestores municipais é com a qualidade dos serviços prestados. Urge, pois, qualificar a mão de obra ociosa. No Brasil, ainda pecamos muito na parte de serviços.
Outro lembrete: os prefeitos não devem nomear, para órgãos municipais do turismo, cabos eleitorais ou vereadores que perderam as eleições e que nada sabem de turismo, ou -  pior ainda -  não têm interesse por este tipo de atividade econômica. Se tal ocorrer, saem perdendo o turismo, a população local e os turistas. É bom destacar que dirigentes de órgãos de turismo, despreparados e não éticos, só atrapalham e denigrem a imagem do órgão e emperram o incremento das atividades do setor.
No Ceará, apesar de ser um Estado pobre, devem os prefeitos de municípios turísticos buscar articulação com a Secretaria Estadual do Turismo – Setur – haja vista que este órgão tem condições de formalizar parcerias e, num trabalho conjunto, elaborar um plano turístico para os municípios. Os prefeitos têm, ainda, a Embratur, considerando que o organismo federal de turismo, vem pondo em execução o Programa de Municipalização do Turismo.
Ao final, só nos resta escrever: deixem, senhores prefeitos, o comodismo de lado. Acreditem no que a exploração racional do turismo pode trazer, em termos de benefícios, para seus municípios (infraestrutura), e para a melhoria das condições de vida da população (geração de emprego e renda), sem falar da divulgação da sua cultura.
Sucessos, prezados prefeitos recém-eleitos. E, agora, não se esqueçam de nosso apelo: TUDO PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO DE SEU MUNICÍPIO. E atenção para este fato: Turismo que não se anuncia, esconde-se. Mãos à obra, porém com profissionalismo, ética e transparência!

Antonio José de Oliveira - Presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário