Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

8ª EDIÇÃO - HOJE O INÍCIO DA MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS

Apresentação de reisado 2015
De hoje e até a próxima terça-feira, 22, a região do Cariri cearense estará  vivenciando,  em sua 18ª edição, a Mostra Sesc Cariri de Culturas, uma realização do Sesc Ceará, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE. O grande evento mais uma vez   marca seu nome no circuito cultural brasileiro e segue com a missão de reunir artistas e grupos de todo o Brasil para compor uma programação rica e plural. Terá como cidades-polo Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Brejo Santo, Araripe e Altaneira). O tema é: “As mudanças culturais no Cariri: Um cenário de transformações e novas perspectivas”, reunindo diversos teóricos brasileiros que compartilham e propõem reflexões na Universidade Regional do Cariri (URCA).
A Mostra é um dos maiores eventos de cultura do Brasil, com integração das linguagens artísticas e culturais nas mais diferenciadas áreas da criação e produção, promovendo o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação entre artistas. Ainda mais, é uma valorização e preservação do patrimônio ambiental, através de ações educativas representadas por um dos símbolos naturais da Região do Cariri, símbolo da Mostra, “O Soldadinho-do-Araripe”, além de fomentar o crescimento do turismo regional e geração de emprego e renda.
A GRANDE NOVIDADE - Este ano, a novidade maior é a realização da Feira Popular de Cultura, em novo formato. Isso porque, de 19 a 21/11, na Praça dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte, além do fomento à economia criativa e à produção dos artesãos locais, o público encontra na feira o stand do cordelista, do xilogravurista, do violeiro e muito mais. 
A atividade está ainda mais democrática com a realização diária de apresentações de artistas populares das mais variadas vertentes e cidades da região. Durante os três dias, sempre a partir das 18h, a Feira conta com vasta programação voltada à tradição genuinamente nordestina.
Como destaque, haverá apresentações de dança com grupos de espadas, guerreiras, maneiro pau, coco e reisados. A melodia da cantoria de duplas repentistas, bandas de pífanos e cabaçal, além de cordelistas também têm lugar garantido na Feira.
ATRAÇÕES - Grandes artistas nacionais também foram convidados a compor a programação da Mostra, com a realização de shows musicais pelas cidades da região, descentralizando as atividades da Região Metropolitana do Cariri. Enre eles  Martinho da Vila, Alceu Valença, Marcos Lessa e Waldonys,  garantem animação e a solidariedade do público cearense, pois nesses shows o público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível, destinado ao programa Mesa Brasil Sesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário