Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

TURISMO: UM POR TODOS E TODOS POR UM

     Antonio José de Oliveira
No artigo desta semana, iniciamo-lo com uma advertência: pessoas vaidosas, com o “rei na barriga”, donos-da-verdade e inescrupulosas não servem para participar da comunidade turística. Turismo, minha gente,  vai um pouco além: passa por humildade, competência, ética, profissionalismo, diálogo, dedicação, companheirismo e zelo pelas coisas públicas e privadas.
Como alguns (não estamos generalizando) gestores brasileiros de empresas públicas e da iniciativa privada, ligados, direta e indiretamente, ao segmento turismo, continuam desconhecendo que o Turismo é uma atividade plural.
Bem! Sem a pretensão de sermos o “dono-da-verdade”, afirmamos que atividade plural significa buscar parcerias. Ser parceiro é falar no plural “Nós” e não “Eu”. É ter coragem e ser ético, ao dizer: nós realizamos isso e aquilo. Nós estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável e solidário do setor. Nós queremos o melhor para o turismo cearense.
  Nada, pois, amigo-leitor, do “EUQUIPE”. No Turismo dos nossos dias, apenas a parceria é capaz de incrementar as atividades desse importante, porém ainda incompreendido segmento econômico. É que, sozinho, minha gente, ninguém faz nada e não vai a lugar algum. E tem mais: tudo precisa ser realizado com muita humildade e sem estrelismo. Bem! Que os vaidosos prestem atenção: no Turismo, devem aparecer somente estrelas nas noites, para encantar os turistas.
 Mas, existem aqueles que teimam e julgam ser o Turismo uma atividade singular e individualizada. Ao contrário, Turismo é trabalho de muitos e sem paralelismo de ações. Singular mesmo somente o fenômeno Turismo, quando explorado em parcerias e com profissionalismo, Ética e transparência.
   No Turismo, calha bem  o famoso adágio: “ Andorinha, sozinha, não faz verão”. O correto é: todos, irmanados, por uma pessoa: o turista. Tudo deve girar em torno dele. Ele é o Rei.
É costume algumas pessoas do “trade” esquecerem que o visitante é quem determina o que deve ser feito, para aumentar o seu grau de satisfação, relacionado à população e ao destino visitado. Tão simples, todavia é difícil de ser posto em prática. É incrível mesmo!
 Agora, para destacar  nosso ponto de vista, sempre estamos a dizer e a escrever que o exemplo maior, no setor público, sem a pretensão de ser o “dono-da-verdade”, que uma atividade plural significa buscar parcerias.
 Ser parceiro é falar no plural “Nós” e não “Eu”. É ter coragem e ser ético, ao proferir: nós realizamos isso e aquilo. Nós estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável e solidário do setor. Nós queremos o melhor para o Turismo cearense. Nada, pois, do “EUQUIPE”.
No Turismo nordestino, o exemplo, edificante e eficaz, é dado pelo Estado da Bahia, precisamente pela Bahiatursa. Na verdade, a Bahia é quem sabe melhor vender o produto turístico e onde existe maior integração da comunidade turística. Lá, respira-se turismo, todos os dias e o dia inteiro, o que ainda não ocorre no Ceará.
 Ah! Como pensamos grande e somos otimista,, um dia, chegaremos a nos igualar a esse Estado em matéria de exploração racional do Turismo e não do Turista. Registre-se que estivemos bem longe, porém muito foi feito pelo Turismo cearense, contudo permanecem alguns senões nos segmentos dessei importante segmento econômico.
 É importante reconhecer, conjuntamente, os esforços, os empenhos e as ações das iniciativas pública e privada, as quais ajudam a acelerar o processo de desenvolvimento turístico, na “Terra de Iracema”, e  na   “Loira desposada do Sol”.  Assim, gente, é que se deve falar e trabalhar. Afinal, Turismo – reforçamos -  jamais deixará de ser uma atividade plural. No Turismo, vale aplicar o lema do cooperativismo: “UM POR TODOS E TODOS POR UM”.
Antonio José de Oliveira
Presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário