Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2016

CONCLUSÃO EM SETEMBRO - AVANÇA PARA A ETAPA FINAL O PROJETO VILA DO MAR

Iniciado e não concluído na administração Luizianne Lins, o Projeto Vila do Mar, também da Prefeitura de Fortaleza, executada pela Secretaria Municipal de Turismo, avança para a etapa final. Com cerca de 90% de execução, a segunda fase segue com duas frentes de serviço, atualmente de 500 metros, no trecho que compreende a Rua Santa Rosa até a Avenida Theberge, na Avenida Leste-Oeste.
Após o término das duas frentes em andamento, a intervenção segue para o último trecho de 200 metros, concluindo toda a etapa e intervenção. A previsão é que seja entregue em setembro deste ano.
A segunda etapa do Projeto Vila do Mar, iniciada em março do ano passado, já indenizou mais de 500 famílias. A Prefeitura de Fortaleza entregou um condomínio com 84 casas populares para essas famílias realocadas e estão em processo de entrega mais de 8 mil papéis de casas e mais de 2 mil de reformas. Cerca de 300 famílias ainda vivem no local, mas também serão indenizadas e realocadas em novas moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.
O projeto contempla a urbanização da área com a instalação de calçadões, ciclovia, iluminação, drenagem, pavimentação e paisagismo da via, quadra esportiva, além da proteção da encosta.
REQUALIFICAÇÃO IMPORTANTE – É de grande significaão para Fortaleza, com reflexos altamente positivos na população dos bairros litorâneos do oeste da cidade, a conclusão do Projeto Vila do Mar. Ainda mais, estende e requalifica o turismo da cidade, pois a área atingida, de boa extensão, começando na Barra do Ceará e indo até a altura da Av. Dr Themberg,  oferece  oportunidade de lazer atraente não apenas para os residentes na zona oeste da cidade, como também para outras pessoas da cidade, antes frequentadoras das consagradas Praia de Iracema e Avenida Beira Mar. Não há dúvidas de que,  dentro em breve,  hotéis e restaurantes qualificados estarão na Vila do Mar. 
INTERVENÇÕES NA BEIRA MAR -  Desde anteontem, 4, está interditado um trecho de 300 metros do calçadão da Avenida Beira Mar.  A intervenção faz parte da nova etapa do Projeto de Requalificação da Beira Mar, que Secretaria Municipal de Turismo está executada. O trecho interditado parte da Rua Teresa Hinko e é fechado por tapumes. A orientação é que atletas e pessoas que costumam fazer caminhada e exercícios físicos pelo local, sentido Meireles/Mucuripe, retornem o trajeto a partir da Estátua de Iracema, localizada em frente ao Hotel Gran Marquise. O tráfego de veículos pela via segue normalmente.
Para esta fase, no trecho que vai até o Mercado dos Peixes, o projeto prevê terraplanagem, contenção do calçadão, novo piso, ciclovia, paisagismo e acessibilidade. Já no Espigão da Av. Desembargador Moreira será implantado o guarda-corpo (proteção), dois quiosques e o acesso ao equipamento.
O novo desenho da Beira Mar prioriza a reforma dos espaços dedicados à circulação de pessoas e, com isso, beneficia os usuários fortalezenses e o turista que vem conhecer a cidade. A obra integra as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Fortaleza, convênio com o Ministério do Turismo. 
O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias, base para a implementação futura de um bonde elétrico e calçadão para caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário