Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2016

ATE´ VOLTAR AO RIO - A CHAMA OLÍMPICA COMEÇOU A VIAGEM PELAS 327 CIDADES

Desde a última terça-feira (3), a lanterna contendo a Chama Olímpica chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília, ponto de partida para um roteiro que, em 95 dias, incluirá 327 cidades das cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil condutores até chegar, no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 
A Chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, seguindo um tradicional rito que faz uso de uma espécie de espelho côncavo chamado skaphia. A cerimônia contou com a participação de 11 mulheres caracterizadas, representando o papel de sacerdotisas. Após percorrer algumas cidades gregas – entre elas a capital Atenas – a Chama Olímpica seguiu até Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo então para o Museu Olímpico, localizado em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional.
A lanterna e a a chama chegaram às 9h no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff, local em que foi alimentada a primeira Tocha Olímpica Rio 2016. O percurso da tocha no Distrito Federal começou às 10h, e percorreu mais de 118 quilômetros de distância, dos quais 37 feitos por 141 condutores, passando por cinco regiões administrativas locais e vários pontos turísticos da capital federal, dentre eles a Câmara, o Senado, a Catedral Metropolitana e a Igrejinha na Asa Sul. Ao longo do trajeto, será conduzida também por meio de bicicleta, rapel e a nado.
Na saída do Palácio do Planalto, a tocha foi conduzida pela jogadora de vôlei Fabiana Claudino, bicampeã olímpica (2008 e 2012) e, na chegada, na Esplanada dos Ministérios, houve o acendimento da pira pela ex-jogadora de vôlei Leila Barros, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. 
EM GOIÁS - Depois de um dia de grande comoção em Brasília com a passagem da Tocha Olímpica, ontem chegou a vez de Pirenópolis (GO) receber a chama que acenderá o espírito da comunidade local para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Depois de deixar o Distrito Federal, o fogo olímpico passou antes por Corumbá de Goiás para então chegar a Pirenópolis.
Na programação do percurso houve apresentação cultural de estudantes da rede pública municipal, de personagens das Cavalhadas, cortejo histórico tradicional de Pirenópolis que traz mascarados, cavaleiros e pastorinhas, além da Festa do Divino Espírito Santo, que é realizada a partir deste mês.
De Pirenópolis, a Tocha Olímpica seguiu para a cidade de Anápolis, onde aconteceu outro grande evento de celebração do revezamento, lá passando a noite. 
HOJE (06), a ‪Tocha Olímpica‬ e a ‪Chama Olímpica‬ passarão pelo maior número de cidades em um dia até o momento. Serão elas: Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos, Caldas Novas.
TRANSPORTE PELA LATAM - A LATAM Airlines, companhia aérea apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, também é a apoiadora oficial do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, realizando o voo da Suíça ao Brasil e os voos pelo interior do país.
Em uma operação especial, a companhia aérea utilizou um Boeing 767-300ER para buscar a chama. O voo do primeiro dia foi direto, Rio de Janeiro/Genebra/Rio de Janeiro, com a aeronave ostentando a nova identidade visual da LATAM Airlines, acrescentada de uma identificação especial em alusão ao Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
Durante o percurso no Brasil, a LATAM também será responsável por fazer o transporte entre 13 cidades utilizando uma aeronave modelo A319, da Airbus, também com a logomarca do revezamento do tour da tocha: Teresina, Palmas, São Luís, Imperatriz, Belém, Macapá, Santarém, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário