Vice Goverbadora Izolda Cela recebeu o consul Dietmar Bock e o Dieter Gerding, ex-cônsul honorário |
A vice-governadora Izolda Cela recebeu, na manhã da última terça-feira (3), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o cônsul-geral da Alemanha, Dietmar Bock; o cônsul honorário da Alemanha para os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, Hans-Jürguen Fiege; além de Dieter Gerding, ex-cônsul honorário. Na ocasião, foram discutidas ações para o turismo, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia.
Durante a visita, também foram apresentadas ações de interesse tecnológico, especificamente em pesquisas desenvolvimento em energia solar, eólica e dessalinização da água marítima. Também foram tratados alguns projetos para desenvolver um museu de arqueologia e geologia da região do Cariri, além de parcerias de intercâmbio universitário em pós-graduação de diversas áreas na Alemanha.
A vice-governadora Izolda Cela destacou a atenção dada pela Alemanha. “É muito importante ver que as autoridades alemãs veem o nosso potencial em uma escala mundial. Nossa relação com a Alemanha é das mais estreitas, por entender que tanto eles quanto nós valorizamos a cultura e investimos em nossa economia vocacional”, ressaltou.
Segundo Antônio Balhmann, assessor Especial para Assuntos Internacionais, a presença dos cônsules é importante para consolidar a utilização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém. “Conversamos diversas pautas e possibilidades entre a Alemanha e o Estado. Uma delas foi a divulgação da ZPE em feiras de negócios no país europeu para que possamos destacar o potencial deste zoneamento livre de impostos para investidores internacionais. Além disso, damos a nossa carga cultural, além da nossa economia consolidada, como símbolos do nosso patrimônio, valorizando assim nosso maior bem que são os cearenses”, comentou o assessor.
Para Hans-Jürguen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, o Ceará merece ter destaque no exterior, mostrando o seu potencial econômico. “Sinto-me um total cearense, pois tenho família no Estado e me relaciono com todos desta cidade por entender da sua harmonia. Viemos para conversarmos sobre diversas possibilidades. Alguns já levemente tocados e outras em perspectivas de desenvolver e intensificar ainda mais o que poderíamos contribuir. Temos grandes eventos na Alemanha e gostaríamos que o Governo do Estado mostrasse o grande potencial que o Ceará tem”, salientou o cônsul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário