Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

CARTA DE ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES TURÍSTICAS AO GOVERNO

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Satisfez-nos ler trecho de uma Carta Aberta, semana passada, assinada por associações nacionais, representativas do segmento turístico, cujo principal objetivo é defender, não somente a dispensa de visto, para os ditos países estratégicos, como ocorreu na Olimpíada, que gerou um impacto positivo, mas também a elaboração de um pacote mais abrangente, que inclua, de uma vez por todas, o Turismo na agenda estratégica e econômica do Governo.                                                                                     
De acordo com nossa opinião, nesse importante documento, consta uma justificativa oportuna e plausível, afirmando: “No momento em que o Brasil amarga o mais alto índice de desemprego, desde 2012, e sofre com uma das maiores crises econômicas do País, é hora de finalmente corrigir a negligência histórica com o turismo”.  
A carta aberta lembra, ainda, que entidades representativas de classe têm uma série de medidas, já demandadas para o Governo, no sentido de destravar os gargalos que, há tempo, impedem o desenvolvimento do setor de viagens. Atesta,  também que são medidas simples, que dependem apenas de vontade política, e têm grande impacto no setor. 
Na carta aberta, os signatários mencionam já estar disponível uma série de estudos e documentos, que apontam com clareza quais os gargalos da atividade no País. Enfatiza, em seguida, que o Turismo Brasileiro precisa ultrapassar a marca de seis milhões de visitantes estrangeiros, em virtude de mais de 1,2 bilhão de viagens são realizadas, no universo, segundo a Organização Mundial do Turismo.
Feito o comentário, acima registrado, citamos as entidades e associações nacionais, da área turística  nacional, que publicaram a missiva. São: 1. Cetur - Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); 2. Abav-Nacional - Associação Brasileira de Agências de Viagens; 3. Abear - Associação Brasileira de Empresas Aéreas; 4. Abeoc - Associação Brasileira de Empresas de Eventos; 5. Abeta - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura; 6. Abih-Nacional - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Abla - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis; 8. Abottc - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais;  9. Abr - Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil; 10. Abraccef - Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras; 11. Abrasel-Nacional - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; 12. Abrastur - Associação Brasileira de Turismo Social; 13.Abraturr - Associação Brasileira de Turismo Rural.
Agora, uma observação: Se fôssemos presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Nacional), solicitaríamos aos confrades e confreiras das Abrajets, que funcionam em mais de 20 Estados do Brasil, para endossarem essa Carta Aberta, direcionada ao Governo, para não exigir o visto de entrada, em nosso país, de turistas estrangeiros, pois, reconhecidamente, deixam expressivo volume de recursos financeiros (dólares e euros) aos cofres dos Governos Federal, Estadual e Municipal, mediante a cobrança de impostos, nas compras de variados produtos industriais, despesas com hospedagem, alimentação e entretenimento, beneficiando os três setores da economia brasileira: o primário (Agropecuário); o secundário (Industrial) e o terciário (Serviços).

Nenhum comentário:

Postar um comentário