Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

PERNAMBUCO - REBOCADORES AFUNDADOS ATRAEM MERGULHADORES

Os quatro rebocadores programados para ser afundados na costa pernambucana foram submergidos durante a última quarta-feira (8), em ação inédita da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. As embarcações saíram pela manhã com destino ao Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco e, no decorrer do dia, os barcos Bellatrix, Phoenix e São José, juntos, e Virgo, sozinho, foram naufragados. Agora, o Parque estadual conta com 18 pontos de naufrágio para a prática do mergulho subaquático, em uma ação de expansão e promoção do Programa Mergulhe Pernambuco. 
Os rebocadores São José, Bellatrix e Phoenix foram afundados a 13 km da costa, enquanto o rebocador Virgo foi afundado a 11 km do Porto do Recife.  O processo de afundamento durou cerca de 10h e foi realizado mediante o acompanhamento do Corpo de Bombeiros, Marinha, e da empresa Aquáticos, principal operadora de mergulho no Estado. Ao chegarem aos locais de submersão, os técnicos iniciaram a abertura das válvulas de resfriamento dos motores dos barcos, que foram gradativamente inundados pela vazão da água. Enquanto São José, Bellatrix e Phoenix ficaram a 28 metros de profundidade, Virgo foi colocado a 25 metros. Lembrando que a ação foi homologada por todos os órgãos ambientais e estaduais competentes, como o CPRH e o Porto do Recife. 
Pernambuco tem tradição quando o assunto é a prática do mergulho, sobretudo no arquipélago de Fernando de Noronha, considerando por revistas e sites especializados em turismo um dos cinco melhores lugares do Mundo para mergulhar. No caso do Parque Artificial de Naufrágios de Pernambuco, este foi desenvolvido mediante afundamentos de embarcações de forma acidental ou proposital, o que proporcionou a formação de recifes artificiais. A criação desses espaços se mostrou um ótimo local de habitat para diversas espécies marinhas, como também se tornou um ponto atrativo para os praticantes dos esportes subaquáticos. Tais fatores levaram o Recife a ser conhecida como a  "Capital Nacional do Mergulho", devido às ótimas condições para a prática, a exemplo da boa temperatura da água (média de 28 graus celsius), boa visibilidade (até 40 metros) e condições satisfatórias de correntezas e ondulações (águas calmas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário