Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de junho de 2017

BANDEIRA AZUL - ENCONTRO EM SALVADOR ORIENTA SOBRE CRITÉRIOS DO SELO

Praia Nossa Senhora de Guadalupe - BA
O Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, sediou no último dia 25 a 10ª edição do Workshop Bandeira Azul Brasil, um programa internacional que reconhece praias e marinas ambientalmente sustentáveis em todo o mundo.
A certificação, concedida pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE, na sigla em inglês) e que tem o Ministério do Turismo entre os jurados no país, contempla locais que seguem critérios como educação e gestão ambiental e a boa qualidade da água, entre outras ações voltadas à preservação da natureza e à responsabilidade social.
Segundo Leana Bernardi, coordenadora do projeto no Brasil, pelo Instituto Ambientes em Rede, o evento na capital baiana teve o objetivo de orientar quanto às condições exigidas, além de permitir a divulgação de experiências bem-sucedidas por destinos já contemplados com o selo. Ela relata aumento da procura por adesões e frisa que o reconhecimento valoriza o potencial turístico de cidades. “
Na temporada 2016/2017, a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador, conquistou o título pela primeira vez, feito inédito nas regiões Norte e Nordeste. A mesma condição foi alcançada pela Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC), e pelo Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis.
Já a Praia do Tombo, no Guarujá (SP); a Prainha, no Rio de Janeiro (RJ); a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC), e a Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis, além da Marinas Costabella, em Angra dos Reis (RJ), e da Marinas Nacionais, no Guarujá (SP), tiveram renovações aprovadas.
Para o período 2017/2018, a certificação de marinas irá requerer 13 novos critérios. Os estabelecimentos terão de cumprir quesitos a exemplo de envolvimento comunitário e adequada gestão de energia. A decisão final, em outubro deste ano, será feita por um júri internacional da FEE, composto por organizações não governamentais de 46 países.
SUSTENTABILIDADE - Como forma de promover o Turismo Sustentável, tema de 2017 declarado pelas Nações Unidas, o Ministério do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Ministério do Meio Ambiente, promove o Passaporte Verde. (Com o MTUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário