Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

EM ESTOCOLMO - CEARÁ FOI DESTAQUE NA SEMANA MUNDIAL DA ÁGUA

O Ceará foi destaque internacional na Semana Mundial da Água de Estocolmo, evento promovido pelo Banco Mundial e que começou no último dia 27, indo até o dia 1º do corrente mês. A convite do banco, a Secretaria das Cidades foi representada pelo coordenador de Saneamento Básico, Alceu Galvão. Na ocasião, o gestor participou de um circuito de debates, oportunidade em que falou sobre o Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar) das Cidades, condição necessária para que os municípios possam receber recursos provenientes de futuros financiamentos ainda em negociação pelo Estado.
Durante o debate foram pontuados questionamentos acerca da gestão, forma de tarifação, início do processo de remoção de lodo, dentre outros assuntos relacionados ao Sisar. De acordo com Alceu Galvão, o sistema foi bastante enfatizado pelo coordenador responsável pelos trabalhos do evento, que, inclusive, trabalhou com o projeto. “Mundialmente, o Sisar representa um dos projetos com experiências que tem mais sustentabilidade em termos de prestação de serviços de abastecimento de água para pequenas localidades e cidades”, analisou. 
O Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) das Cidades foi outro tema de destaque durante a semana. O projeto teve apresentação ontem (31), em mesa redonda com participantes do evento. 
O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país. Financiada pelo Banco Mundial, a iniciativa já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário