Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

PLANO FORTALEZA 2040 - PROPOSTAS PARA A REVITALIZAÇÃO DA PRAIA DE IRACEMA

O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) da Prefeitura apresentou na quarta-feira (30), durante o I Fórum Dragão do Mar, as medidas previstas para a Praia de Iracema, dentro do Plano Fortaleza 2040. Além do superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, participaram do debate, o arquiteto Fausto Nilo, coordenador do Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade do Fortaleza 2040, o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, moradores e comerciantes do entorno do equipamento cultural.
De acordo com o plano apresentado, a Praia de Iracema deve ser revitalizada e reordenada levando em consideração sua vocação artística e cultural. “Há quatro anos e meio, eu e outras 150 pessoas trabalhamos nesse Projeto, ouvimos as demandas de mais de 8 mil pessoas e chegamos à conclusão de que todas as ações devem envolver o povoamento da Região. Os estudos apontam que não adianta termos um corredor cultural, se não falarmos de hotéis, moradias, pontos comerciais de multiuso para um projeto sustentável”, explicou Fausto Nilo. A ocupação se daria, por exemplo, por meio da criação de quatro comunidades no entorno, sendo duas delas, próximas aos Riachos Jacarecanga e Pajeú, além de um centro administrativo na área.
Outra questão levantada e debatida durante o Fórum foi a ordenação urbana da Praia de Iracema com relação ao trabalho dos vendedores ambulantes e estacionamento no entorno. “Com a revitalização e a reforma de determinados espaços, como a rua José Avelino, a tendência natural é que esses conflitos de usos de solo se acabem. Não queremos acabar com o comércio ambulante, mas é preciso regulamentar os serviços. O Fortaleza 2040 é um plano pensado para a Cidade, é um legado do Prefeito Roberto Cláudio, não é um plano de gestão”, lembrou Eudoro Santana.
As iniciativas de artistas e moradores que produzem intervenções como forma de se apropriar do espaço também contribuem para preservar a herança cultural local e atraem visitantes.. 
O Plano inclui também conectar o transporte público, oferecendo linhas diretas. Integrar a Praia de Iracema, Centro e Beira Mar é outro ponto tratado no projeto urbanístico, o que deve acontecer por meio do Sistema Geral de Mobilidade, conectando linhas do transporte público e garantindo acesso fácil aos moradores. 
Como parte das ações para revitalizar a Praia de Iracema, a Prefeitura de Fortaleza empossou, na última sexta-feira (29/08), o Conselho da Praia de Iracema. Formado por comerciantes e moradores do entorno, o grupo de trabalho tem como principal objetivo identificar os problemas para reestruturar a Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário