Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

TURISMO NO SERTÃO DO PIAUÍ : SERRA DA CAPIVARA - MAIS DE MIL SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no sul do Piauí, abriga um verdadeiro tesouro. Além da preservação da fauna e da flora da caatinga, o local guarda mais de mil sítios arqueológicos já catalogados e uma infinidade de pinturas rupestres que retratam o dia a dia dos povos primitivos que por ali passaram. Além da beleza da região, o visitante se encanta com as pinturas que representam cenas do cotidiano e até de rituais religiosos. São os registros mais antigos do homem na América do Sul.
Escavações arqueológicas revelaram esqueletos pré-históricos, além de objetos ancestrais e fogueiras que teriam sido manipulados pelo homem, no sertão do Piauí, há pelo menos 128 mil anos. O Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, guarda o acervo desses registros preciosos. Pela sua importância histórica e cultural, a Unesco reconheceu a Serra da Capivara como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Aliada a tanta riqueza presenteada pela natureza singular e pelos ancestrais, a Serra da Capivara é motivo constante de atenções, como ocorreu durante o último festival Ópera da Serra da Capivara, evento que recebeu  milhares de espectadores no anfiteatro da Pedra Furada, ,localizado no centro do Parque. Para os artistas locais como o bailarino Bruno Vieira e o sanfoneiro Sandro Dias, o “Sandrinho do Acordeon”, a ópera proporcionou uma oportunidade única para a expressão da arte atual produzida na região em junção com a arte dos ancestrais da caatinga. “Estamos dançando sobre sítios arqueológicos”, comentou Bruno.
Hotéis esgotados, casas alugadas, turistas comprando artesanato e degustando pratos regionais nos restaurantes de comida sertaneja, revelaram a dinâmica do turismo motivado não apenas pelo festival como também pela riqueza da Serra. 
O Parque Nacional da Serra da Capivara e o Museu do Homem Americano recebem, em média, 25 mil visitantes por ano. Dos 1.354 sítios arqueológicos cadastrados, 173 são abertos à visitação. O parque conta com 17 sítios históricos acessíveis para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. As visitas noturnas, previamente agendadas, em algumas trilhas, contam com iluminação especial. Chega-se ao local por Teresina, distante 530 km de São Raimundo Nonato, e também a partir de Petrolina (PE), localizado a 300 km do parque. O aeroporto de São Raimundo Nonato recebe dois voos semanais, partindo de Teresina. (Com o MTUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário