Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O RIO DE JANEIRO É AINDA O MAIOR DO CARNAVAL

Não obstante todas as mazelas políticas que estão acontecendo, o Rio de Janeiro é ainda a maior referência do Carnaval do Brasil. O Estado está falido, mas o carioca supera as adversidades e mostra ao mundo como sabe valorizar a vida. 
Desde o dia 08 de janeiro, pelo menos 10 blocos coloriram as ruas do Centro da capital fluminense no evento Desliga dos Blocos. Até esta publicação, 536 agremiação haviam pedido à prefeitura a autorização de desfilar na cidade maravilhosa durante o Carnaval e as prévias carnavalescas.
Mas a folia de Momo não para nas ruas. Foi definido em sorteio realizado na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, a ordem do tradicional desfile das escolas de samba do Grupo Especial.
No próximo dia 26, a festa será aberta pela Paraíso do Tuiuti e o encerramento, no dia 27 de fevereiro, será feito pela campeã do Carnaval 2016, a Mangueira. Ao todo, doze escolas de samba desfilam na Sapucaí este ano.
A programação do Carnaval no Rio de Janeiro é uma das mais movimentadas do Brasil. Segundo os dados disponibilizados pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), mais de 900 mil turistas visitaram a capital fluminense em 2015, movimentando 782 milhões de dólares.
DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA - A referência mais espetacular do Carnaval do Rio de Janeiro, o desfile das Escolas de Samba da Marquez de Sapucaí, tem a seguinte agenda de desfile:  
Dia 26 - Paraíso do Tuiuti; Grande Rio; Imperatriz; Vila Isabel; Salgueiro; Beija-Flor.
Dia 27 -  União da Ilha; São Clemente; Mocidade.  Unidos da Tijuca; Portela; Mangueira. 
O Sambódromo da Sapucaí é um símbolo para as escolas de samba que se apresentam durante dois dias no local. A emoção é intensa e as pessoas vibram com cada enredo até o sol raiar. 
CARNAVAL DE RUA - A principal característica do Carnaval de rua do Rio de Janeiro são os blocos, formados por grupos de foliões, que definem um dia e horário para ir às ruas. Os nomes dos blocos costumam ser irônicos ou engraçados, remetendo a algum fato da cidade, localização ou brincadeira entre os seus fundadores.
Alguns dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro são: Banda do Leme, Cordão do Bola Preta, Simpatia é quase amor, Bloco da Preta, Banda de Ipanema e Suvaco do Cristo.
Para este ano, a seleção conta com mais de 400 blocos e mais de 550 desfiles nas regiões do Rio. Entre as novidades, algumas mudanças foram feitas em relação nomes de blocos, locais de desfiles e horários.
BAILES DO CARNAVAL -  Há uma grande variedade de bailes no Carnaval do Rio de Janeiro que atendem as mais distintas classes sociais, estilos e faixas etárias. Eles são realizados em hotéis, clubes e casas de festas.
Ao contrário dos bailes abertos ao grande público e sem exigência quanto a roupas e fantasias, os bailes de gala, por exemplo o Baile Mágico, pedem traje obrigatório e são frequentados pela alta sociedade do Rio de Janeiro, celebridades e socialites.  São festas famosas e algumas, inclusive, são televisionadas para todo o Brasil.
Existem, também bailes exóticos, alguns dos mais famosos são realizados na casa noturna Scala, por exemplo:  Baile do Cordão da Bola Preta, Gala Gay, Baile da Cerveja e o Baile da Cidade Maravilhosa. Para esses bailes, há dois tipos de ingresso: Pista Individual e Camarote VIP. As Pistas dão acesso aos salões e aos bares, e os Camarotes VIP incluem open bar de algumas bebidas e buffet de sushi, frutas e petiscos.
Entre os bailes mais populares, destaca-se a festa organizada pela prefeitura, na Cinelândia, praça central da cidade, que costuma atrair aqueles que querem se divertir de forma descontraída e sem muitos gastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário